Como montar um ambiente virtual de aprendizagem?

ambiente virtual de aprendizagem
6 minutos para ler

Para ter uma equipe de alta performance e com mais produtividade, é fundamental se adaptar aos desafios e situações que surgem ao longo do caminho. Conhecer apenas um método, por exemplo, vai limitar as suas opções e dificultar a otimização dos resultados esperados. Um dos pontos a que o gestor deve dar atenção é o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem.

Com a segunda onda da transformação digital, por conta da pandemia de Covid-19, a tendência de digitalização dos processos é ainda maior. Ao mesmo tempo, porém, já não é uma tarefa tão simples reunir a sua equipe para um treinamento presencial, por exemplo. Mas a busca pelo desenvolvimento profissional não pode parar, então, como superar esse obstáculo?

Um dos caminhos é a partir da criação de um ambiente virtual de aprendizagem. Mas, quer saber qual ferramenta vai te ajudar nesse processo?

Continue a leitura deste artigo para entender como explorar melhor essa estratégia. Confira!

O que é um ambiente virtual de aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem nada mais é do que a versão digital de uma sala de aula. Trata-se, portanto, de uma plataforma que permita a reunião de professores e alunos em torno dos conteúdos que vão ser ensinados. Ou seja, o local para realizar a interação entre as partes envolvidas e permitir que os objetivos estipulados com o programa sejam alcançados.

Sem o contato presencial, é de suma importância que a sua equipe tenha acesso a um ambiente adequado para o e-learning. Afinal, não basta entregar materiais soltos e sem nenhum planejamento estratégico. Para resolver esse problema, é necessário centralizar todas as informações mais relevantes em uma única plataforma, otimizando o processo de aprendizado.

Em resumo, o ambiente virtual de aprendizagem é o local em que todos os recursos necessários para o desenvolvimento profissional aconteça. Desde um espaço para interação até o uso de diferentes tipos de gamificação para aumentar o engajamento dos colaboradores. A ideia é utilizar a ferramenta mais atrativa possível para reduzir o impacto da distância geográfica.

Por que é importante migrar o treinamento presencial para o digital?

Em um período pré-pandemia, o ensino a distância (EAD) já estava em alta. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, essa modalidade registrou um aumento de 145% nas matrículas dos cursos remotos, entre 2009 e 2018. Após a pandemia, esse recurso se torna ainda mais essencial.

Afinal, já não é tão simples reunir toda a sua equipe em uma sala para um treinamento presencial, por exemplo. Mesmo seguindo todas as recomendações de saúde, alguns dos profissionais ainda podem fazer parte do grupo de risco e ficariam impossibilitados de participar.

Não somente em situações como essa. A educação digital permite até que você promova treinamentos em massa, sem a obrigatoriedade de seus times saírem das suas posições de trabalho ou de você reservar grandes salas de treinamento.

Uma ferramenta de e-learning é fundamental até para que o treinamento tenha mais aderência e produza melhores resultados.

Com os avanços tecnológicos e recursos cada vez mais acessíveis, as barreiras do ensino a distância são consideravelmente reduzidas. Já é possível criar um método de aprendizagem remoto que consiga intercalar a teoria e a prática do que vai ser ensinado, por exemplo. Com a criação de um planejamento e a escolha das ferramentas certas, o e-learning pode ser muito útil.

Como montar esse ambiente na sua empresa?

ambiente virtual de aprendizagem

Algumas ações podem otimizar esse processo e facilitar o desenvolvimento profissional. Confira!

Invista em atividades curtas e interativas

Não adianta colocar um vídeo longo e pouco dinâmico para que os colaboradores assistam por uma, duas ou três horas ao longo de um dia. Sem o contato pessoal, é importante adotar outros métodos para criar o engajamento e o interesse dos profissionais.

O ideal é investir na gamificação e em atividades mais curtas, que exijam a participação de toda a equipe ao longo do processo.

Incentive a participação dos colaboradores

Também é papel dos gestores incentivar os colaboradores a participar da plataforma. Ou seja, não deixar apenas que os conteúdos fiquem soltos e cada um se vire para aprender.

É importante estimular a interação e a colaboração entre os profissionais. A ideia é criar uma comunidade que esteja sempre em busca de novas formas de continuar aprimorando o trabalho.

Não se esqueça dos feedbacks

Outra parte fundamental para que o ambiente virtual de aprendizagem seja sempre eficiente é ouvir o seu público. Busque pelos feedbacks dos colaboradores para entender o que está sendo funcional e quais atividades não funcionam tão bem.

Essa avaliação vai permitir que você otimize a sua ferramenta e os conteúdos constantemente, sempre conseguindo melhores resultados.

Como agilizar esses resultados com a Robbyson?

Para otimizar esse processo, é possível encontrar ferramentas no mercado que reúnam todas essas funcionalidades e muito mais. A Robbyson, por exemplo, desenvolveu novas features para atender à demanda remota de empresas e profissionais.

Um dos novos recursos é a plataforma voltada para o EAD, que pode ser personalizada pelas empresas, criando o melhor ambiente virtual possível. Para os gestores que estão com dificuldade em controlar o desempenho da sua equipe, é possível oferecer os conteúdos para a aprendizagem e também, acompanhar a produtividade e a evolução de cada profissional.

Mesmo à distância, a Robbyson possibilita a criação de uma estrutura adaptável, baseada na gamificação, para tornar o aprendizado ainda mais eficiente.

Estruturar um ambiente virtual de aprendizagem, portanto, é fundamental para quem deseja continuar contribuindo para o crescimento da sua equipe. Mais importante do que ter uma ferramenta, porém, é fazer a escolha certa para otimizar todo esse processo. O ideal é buscar uma plataforma que centralize as informações e recursos em um só lugar, facilitando a gestão e o aprendizado.

Agora que você já sabe o que buscar em um ambiente virtual de aprendizagem e como a Robbyson se atualizou para otimizar esse processo, que tal dar o próximo passo? Entre em contato conosco, conheça mais sobre os nossos serviços e comece a desenvolver a sua equipe, mesmo à distância!

Você também pode gostar

Deixe um comentário