Quais são as principais prioridades C-levels em 2020/2021?

C-levels
6 minutos para ler

O mercado está cada vez mais disputado, e esse cenário se torna ainda mais competitivo com a pandemia da COVID-19. Os melhores gestores, portanto, devem sempre procurar maneiras de aprimorar os seus negócios. Uma liderança estratégica passa pela constante atualização do que é feito, por isso, conhecer as prioridades C-levels para os próximos anos é fundamental.

Afinal, o que os principais gestores estão planejando para as suas empresas? Acompanhar tais tendências vai permitir que o seu negócio continue competitivo em qualquer conjuntura. Para isso, porém, é preciso entender o que vai mudar e, é claro, as razões para isso. A transformação digital, por exemplo, foi acelerada, mas o que deve ser efetuado na prática para otimizar os seus resultados?

O contexto é complexo e repleto de dúvidas, no entanto, é possível entender algumas tendências que não podem ficar de fora do seu planejamento estratégico. Que tal, então, se aprofundar em uma análise detalhada sobre as principais prioridades para os C-levels em 2020/2021 e os desafios que devem ser superados internamente? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é o mundo VUCA?

Antes de se aprofundar nas tendências e prioridades para os C-levels nos anos futuros, é preciso compreender o cenário em que estamos vivendo. O período de pandemia fortaleceu ainda mais um conceito criado no início dos anos 2000: o mundo VUCA. Cunhado pelo exército norte-americano após os ataques de 11 de setembro, a sigla nunca refletiu tão bem o contexto atual.

Mundo VUCA representa os conceitos que resumem a sociedade atual. Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity — podem ser traduzidos, respectivamente, como Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Ou seja, trata-se de uma conjuntura de mudanças muito rápidas e que garante pouca ou nenhuma segurança a ninguém — e as empresas não fogem disso.

Adaptado para o mercado corporativo, esse conceito explicita a necessidade que empresas e os seus profissionais precisam ter para seguirem relevantes e competitivos. A volatilidade pode ser explicada pelos avanços tecnológicos cada vez mais constantes e impactantes, enquanto a incerteza é reforçada com a pandemia, que colocou toda a sociedade em uma situação inesperada.

A complexidade faz referência à interferência enorme que cada decisão, por menor que seja, pode gerar, por exemplo, na reputação de uma empresa. Por último, a ambiguidade é em relação aos múltiplos caminhos e opções que podem ser tomados. O mundo VUCA, portanto, é um conceito importante para qualquer empresa que deseja ser relevante dentro de tanta competição.

Quais devem ser as prioridades dos C-levels no futuro?

C-levels

Dentro desse cenário explicitado pelo conceito de mundo VUCA, o que pode ser feito para garantir que o seu negócio continue sempre competitivo? Para ajudá-lo nesse desafio, listamos as cinco prioridades dos C-levels para os próximos anos. Confira!

Explorar novas tecnologias digitais

Uma ferramenta que funcionou em 2018 pode não funcionar agora. Por isso, é necessário explorar novas tecnologias digitais com frequência. O objetivo deve ser sempre encontrar novas formas de aprimorar o seu trabalho. Uma gestão empresarial de qualidade, por exemplo, precisa contar com uma plataforma que ofereça os recursos necessários para superar os novos desafios.

Aumentar o investimento na Internet

De acordo com um relatório do Google, 49% dos brasileiros vão priorizar a jornada de compra digital nos próximos meses. Isso significa que a presença da sua marca nesses canais deve ser uma prioridade. Afinal, como se destacar se os consumidores não estão vendo a sua empresa? Os investimentos — de tempo e recursos — para esses canais precisam ser aprimorados.

Focar na segurança de dados da empresa

A segurança das informações também é fundamental. Com o crescimento do home office, por exemplo, o número de ataques hackers aumentou consideravelmente no Brasil. Segundo dados da Kaspersky, os crimes cibernéticos no país tiveram um crescimento de 333% entre os meses de fevereiro e abril. A sua empresa deve se organizar internamente para criar um ambiente digital seguro.

Alinhar a experiência digital da equipe

A gestão interna também é indispensável, e é preciso oferecer os recursos necessários para que a sua equipe possa ter uma performance de alto nível. A experiência digital dos colaboradores, portanto, deve estar alinhada com o restante da empresa. Ou seja, eles devem ter acesso aos mesmos recursos e benefícios para trabalharem de diferentes locais com o mesmo nível de produtividade.

Criar uma organização ágil

Como o conceito de mundo VUCA mostra, as coisas mudam rapidamente, por isso, a sua organização não pode fazer o contrário. Como o nome indica, são as empresas que conseguem, sem prejudicar as suas operações, se adaptar aos novos desafios. Na prática, são as organizações que colocam o cliente como prioridade e oferecem mais liberdade aos seus colaboradores.

Qual é o papel da gamificação nesse cenário?

Para que todos os itens acima causem o efeito esperado, é importante que toda a sua equipe esteja engajada na causa. Sendo assim, é necessário encontrar modos de incentivar essa colaboração, e a gamificação é a melhor das possibilidades. Utilizando elementos lúdicos do mundo dos jogos, é possível se aproximar dos colaboradores e criar o cenário ideal para que eles sejam mais ativos.

Dessa maneira, a aprendizagem é estimulada de forma prática e divertida. Para alcançar as prioridades acima, esse é o caminho mais indicado. O objetivo é que os profissionais da sua equipe se sintam confortáveis e incentivados a participarem dos mesmos desafios que a sua empresa. A ideia é que a comunicação se torne mais direta e transparente, reduzindo qualquer ruído.

Conhecer quais devem ser as prioridades de C-levels para os próximos anos é o melhor jeito para se manter competitivo entre tanta concorrência. A partir dessas tendências, você pode direcionar melhor o seu planejamento estratégico e, assim, garantir que a sua empresa esteja caminhando para ter o melhor desempenho possível.

Agora que você já sabe quais são as prioridades dos C-levels e como a gamificação pode ser importante, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Continue em nosso blog e confira as vantagens e desvantagens de implementar a gamificação em uma empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário