8 dicas para cultivar o clima organizacional durante o home office

clima organizacional
6 minutos para ler

O clima organizacional interfere diretamente no desempenho dos profissionais de uma empresa, já que é um indicador importante da satisfação e felicidade de cada um deles. No método de trabalho a que estamos acostumados, isso já é uma tarefa complexa. Agora, com o home office ganhando cada vez mais importância, algumas práticas se tornam ainda mais necessárias.

Afinal, o engajamento da equipe é influenciado pela forma como ela se sente em relação ao reconhecimento por parte da empresa. Mas, à distância, como continuar fazendo a gestão de talentos com eficiência e seguir valorizando o trabalho dos profissionais? As opções variam de ações mais simples — como a celebração de aniversários — até a frequência dos feedbacks.

Para superar esse desafio, porém, é preciso contar com soluções que otimizem e facilitem a relação com os seus colaboradores. A boa notícia é que existem algumas delas disponíveis no mercado e, em alguns casos, reunidas em uma única plataforma. Que tal, então, descobrir o que não pode faltar para cultivar o clima organizacional, mesmo remotamente? Continue a leitura e confira!

Que impacto o clima organizacional tem durante o home office?

O clima organizacional é a representação de tudo o que envolve a relação entre os funcionários e a sua empresa. No período de home office, porém, nem sempre é fácil acompanhar, por exemplo, o nível satisfação dos colaboradores.

Da mesma forma, também não é simples adotar estratégias que premiem a meritocracia. Por isso, algumas práticas devem ser colocadas em ação na sua empresa.

São detalhes que contribuem para a criação de um clima mais agradável e positivo dentro da organização. Como consequência, mesmo a distância, a tendência é de aumento na produtividade da sua equipe. Além disso, com maior motivação no dia a dia de trabalho, até mesmo a retenção de talentos é otimizada com um ambiente prazeroso.

Quais são as 8 dicas para cultivar o clima organizacional remotamente?

clima organizacional

Quer saber o que fazer, então, para cultivar o clima organizacional na sua empresa, mesmo com a adoção do home office? Listamos algumas ações que podem contribuir para essa tarefa. Confira!

1. Comemore os aniversários

Pode parecer simples, mas celebrar os aniversários dos colaboradores é uma ação importante em tempos de home office. Sem a possibilidade de comemorações com família e amigos, por exemplo, qualquer lembrança dessa data é um diferencial.

Pode ser um informe com os aniversariantes do dia ou, até mesmo, cantar os parabéns antes ou após uma reunião por videoconferência.

2. Crie uma rede de compartilhamento de boas notícias

O momento também exige o trabalho mental para assegurar a motivação dos profissionais. Uma alternativa válida é a criação de um espaço para compartilhar boas notícias.

Em um período de tantas informações negativas, reunir relatos positivos ajuda a manter o clima agradável. Motivar os profissionais a encontrar o lado positivo em suas rotinas pode ser fundamental.

3. Acompanhe o humor do dia

Em alguns dias, o humor dos colaboradores pode não ser dos melhores. Cabe ao gestor, porém, entender, respeitar e agir de acordo com o clima.

Quando não for tão positivo, talvez seja uma boa opção adotar uma postura menos alegre e mais motivadora. O importante é sempre se adaptar e agir de acordo com o ambiente.

4. Implemente pesquisas de satisfação

Uma forma de validar a satisfação dos colaboradores é realizar pesquisas. Rotineiramente, elas vão indicar qual é o clima organizacional durante o home office. Os resultados podem fornecer insights valiosos para saber quais estratégias são mais eficientes e aquelas que não funcionam tão bem para criar um ambiente agradável.

5. Proponha reuniões online em grupo

Elas não precisam acontecer diariamente, mas também é importante se comunicar de maneira audiovisual com os seus colaboradores. Por mais que uma ferramenta de chat em tempo real seja positiva, conversar também é importante para motivar os profissionais.

Por isso, periodicamente, reúna a sua equipe e promova encontros online para avaliar o clima organizacional.

6. Entregue conteúdos com dicas e orientações

Também é parte do trabalho do gestor entregar conteúdos relevantes para a sua equipe. Seja com informações e dicas sobre, por exemplo, autogestão para uma rotina produtiva, seja para ajudá-los a criar um espaço ideal de trabalho em casa.

Esses detalhes servem para motivar o colaborador e garantir que eles foquem suas responsabilidades no trabalho.

7. Preste atenção à saúde mental dos colaboradores

A saúde mental é um fator importante no dia a dia de uma empresa, ainda mais em um período de isolamento social. Dessa forma, o gestor deve se preocupar, também, com esse assunto. Ao longo dos feedbacks, ou mesmo em seus conteúdos com dicas e orientações, as questões emocionais e as melhores práticas devem fazer parte dos tópicos abordados.

8. Ofereça feedbacks e papos individuais

Os feedbacks são importantes para humanizar a relação com os profissionais, mas não precisam abordar apenas o dia a dia de trabalho. Por isso, sempre se disponibilize para conversas individuais com os colaboradores e deixe-os à vontade para comentar sobre os mais diversos assuntos.

Essa conversa pode abranger desde dúvidas até metas a serem alcançadas, soluções ou dificuldades no trabalho remoto.

Qual é a importância de monitorar as suas ações?

Nada disso vai adiantar se o gestor não monitorar todas as suas ações de perto. Por isso, fique atento ao que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. Assim, a tendência é que as correções necessárias sejam realizadas e, em longo prazo, o clima organizacional consiga ser preservado, mesmo à distância.

A partir da criação de ações voltadas para as necessidades da sua equipe, os desafios do home office são superados com maior precisão e facilidade. Uma dica importante pode ser procurar por uma ferramenta que contemple todos esses recursos. Em uma só solução, a partir da análise de dados e de recursos inovadores, como machine learning, é possível fazer a gestão da sua equipe.

Quer saber como isso é possível? Então, entre em contato conosco, conheça os nossos diferenciais e potencialize o trabalho da sua equipe. Estamos prontos para atender você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário