Como dar feedbacks para um funcionário em home office?

como dar feedbacks
6 minutos para ler

Parte fundamental para um trabalho de alta performance dentro da sua equipe é saber como dar feedbacks. Afinal, a troca de informações entre gestores e os seus subordinados é o que possibilita a criação de um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento das duas partes. Os últimos meses, porém, foram complicados e é preciso saber adaptar a avaliação ao trabalho remoto.

Com o isolamento social, a dinâmica de trabalho das empresas precisou se adaptada. Da segurança da informação no home office até o trabalho de gestão e retenção de talentos. E, dentro desse desafio, uma das etapas é conseguir fazer uma avaliação precisa sobre o desempenho da sua equipe e, é claro, entregar uma resposta construtiva ao colaborador.

Por mais que técnicas como a autogestão ganhem espaço no mercado e ajudem a aumentar a produtividade, os gestores também precisam fazer a sua parte. Que tal, então, entender um pouco mais sobre os cuidados e melhores práticas de como dar feedbacks durante o home office? Então continue a leitura deste artigo para conferir algumas das nossas sugestões!

Qual é a importância do feedback em tempos de home office?

como dar feedbacks

O feedback nada mais é do que uma resposta sobre, por exemplo, o desempenho de um profissional dentro da sua equipe. Mas essa avaliação não pode ser feita de qualquer maneira e é preciso tomar alguns cuidados ao se comunicar com os colaboradores. Quando levamos essa tarefa para o cenário atual — de isolamento social —, o desafio se torna ainda maior para os gestores.

Por mais que a tecnologia colabore para facilitar a comunicação, a distância pode se tornar um problema na hora de informar o profissional. Por isso, é necessário criar um método de avaliação que seja adaptado ao trabalho remoto. A notícia boa é que existem ferramentas e soluções disponíveis para facilitar essa troca de informações e, é claro, algumas práticas relevantes.

Mas porque continuar a distribuir feedbacks mesmo à distância? Porque as avaliações são fundamentais para manter o desempenho da sua equipe em alto nível. Afinal, por mais que o home office garanta alguns benefícios para os colaboradores, a ausência do ambiente de trabalho pode acabar desmotivando os profissionais, o que deve ser evitado ao máximo.

Dessa forma, o monitoramento de perto do desempenho de cada colaborador e um feedback construtivo contribuem diretamente para uma maior produtividade. Com o auxílio da tecnologia, por exemplo, é possível acompanhar o rendimento da sua equipe e, consequentemente, continuar aprimorando o trabalho entregue ao cliente final.

Quais são as melhores práticas de como dar feedbacks remotos?

O que fazer, na prática, para superar o desafio de como dar feedbacks à distância? Separamos algumas dicas que devem ser analisadas e colocadas em prática para otimizar a comunicação com a sua equipe. Confira!

Analise dados sobre o desempenho

Para realizar um trabalho preciso de avaliação, é fundamental contar com dados e informações confiáveis sobre o desempenho de cada colaborador. Dessa forma, é possível entender melhor a produtividade de cada um dentro da sua equipe e tomar decisões mais precisas. Seja para reconhecer os méritos de quem está bem, seja para ajudar quem precisa melhorar.

Crie uma metodologia de feedback

Em seguida, é preciso criar uma metodologia de feedback. Ou seja, como ele será feito no dia a dia de trabalho remoto? O objetivo é criar um padrão, um sistema que funcione de maneira coordenada com o desempenho dos profissionais. Assim, se torna muito mais fácil avaliar de forma precisa cada um dos colaboradores.

Acrescente novas métricas

Como a dinâmica de trabalho foi modificada, as métricas também devem ser. Fique de olho, por exemplo, no tempo das pausas de cada profissional. Aproveite e compare com o tempo médio de operação. Relacionando, a tendência é que a sua avaliação se torne mais completa.

Elabore um plano de capacitação

Parte do processo de feedbacks consiste na ajuda do gestor no desenvolvimento dos colaboradores de uma equipe. É dessa forma que o desempenho de todos pode ser aprimorado. Mas, para isso, é necessário criar um método que facilite isso. Sendo assim, elabore um plano de capacitação de acordo com as métricas de cada profissional, sempre pensando ajudá-lo a se desenvolver.

Intercale os formatos

Aproveitar os benefícios da tecnologia significa utilizar o melhor de cada ferramenta. Para os feedbacks, uma dica pode ser intercalar os formatos utilizados. Em alguns casos, um e-mail pode servir para avaliar um trabalho, por exemplo. Enquanto isso, dependendo do desempenho do colaborador ou da dificuldade da tarefa, uma ligação por videochamada pode ser o ideal.

Mantenha a comunicação aberta e transparente

A comunicação é fundamental para que o processo seja de feedback. Portanto, se certifique de que está criando um canal de mão dupla, com a possibilidade de ouvir o que o colaborador pensa e avalia. Dessa forma, é possível entender se os feedbacks estão realmente funcionando ou, até mesmo, se os métodos utilizados para monitorar o desempenho são os mais adequados.

Quais são os diferenciais da Robbyson?

Como já dissemos, saber como dar feedbacks remotos se torna uma tarefa muito mais fácil quando se utiliza a tecnologia. Contar com uma plataforma como a Robbyson é uma das alternativas. A partir de estratégias com machine learning e gamificação, o processo de avaliação é otimizado.

Além disso, a ferramenta conta com um um recurso para acompanhar todo o desempenho da sua equipe. Semanalmente, são realizadas ações que acompanham a evolução do colaborador. Agora, além de humanizada, a plataforma foi adaptada para o home office, com conteúdos mais didáticos que otimizam o trabalho de avaliação.

Saber como dar feedbacks é um diferencial para qualquer gestor, especialmente em um período tão conturbado como o que estamos vivendo. Remotamente, é ainda mais importante tomar cuidado ao realizar as avaliações dos colaboradores. Quando bem realizado, porém, os resultados são positivos.

Agora que você já sabe como dar feedbacks para um funcionário em home office, que tal mostrar para outras pessoas as nossas dicas e sugestões? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outros colegas e profissionais a realizarem a gestão remota das suas equipes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário