Entenda como melhorar a comunicação interna na sua empresa!

como melhorar a comunicação interna
6 minutos para ler

Para ter uma equipe de alta performance e se tornar uma referência para esses profissionais, a comunicação interna deve ser uma das suas prioridades. Por mais que o foco das mensagens da sua empresa seja sempre para o público externo — clientes, parceiros, fornecedores ou investidores, por exemplo —, é preciso olhar para quem faz parte da sua organização.

Afinal, é o trabalho desempenhado internamente que permitirá, por exemplo, que a sua empresa se destaque dentro do segmento de atuação. Com uma comunicação sem ruídos, é mais fácil extrair o melhor desempenho de cada um dos profissionais e aumentar a sua produtividade. Além disso, é uma forma de fazer com que os colaboradores se sintam parte relevante dentro da empresa.

Os benefícios são muitos para o seu negócio. A notícia boa, porém, é que as formas de otimizar a comunicação interna também são as mais variadas. Assim, é possível encontrar as estratégias que mais se adéquam aos objetivos e perfil da sua companhia.

Que tal, então, se aprofundar ainda mais nesse assunto e criar uma relação mais direta e transparente com a sua equipe? Confira!

Qual é a importância da comunicação interna?

A comunicação interna consiste na transmissão de mensagens e informações relevantes para quem faz parte de uma empresa. Ou seja, todo o tipo de conteúdo que é voltado para o consumo interno. Desde os valores e objetivos da organização até os feedbacks e metas particulares de um setor ou profissional. O objetivo é criar um canal de contato com os colaboradores.

A importância de investir nessa estratégia é conquistar o maior engajamento com os profissionais da sua equipe. Como isso pode ser feito? A partir do alinhamento entre as ideias, objetivos e valores da empresa e dos seus colaboradores. Com todos na mesma página, fica mais fácil alcançar um desempenho satisfatório da companhia como um todo.

Como consequência de uma relação mais transparente entre as duas partes, o engajamento acaba resultando também em uma melhora no clima organizacional. A comunicação entre diferentes setores também é reduzida, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade de todas as equipes, sempre em busca dos mesmos objetivos e resultados.

Também é uma forma de reduzir a rotatividade e melhorar a retenção de talentos. Esclarecer aos funcionários, por exemplo, que a empresa passa por dificuldades é melhor que permitir fofocas pelos corredores. Isso acaba criando distrações que podem atrapalhar a produtividade desses profissionais. A transparência é o caminho para acabar com dúvidas e questionamentos.

O que fazer e como melhorar a comunicação interna?

como melhorar a comunicação interna

Mas o que pode ser feito para melhorar a comunicação interna dentro da sua organização? Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas ações relevantes a serem colocadas em prática. Confira!

Conheça os seus colaboradores

Conhecer os profissionais da sua equipe deve ser a sua prioridade dentro do trabalho de como melhorar a comunicação interna. A partir das suas preferências e comportamento, as suas ações de Endomarketing, por exemplo, se tornam mais precisas. O mais importante é saber como o seu público — mesmo que seja interno — prefere ser impactado.

Crie uma estratégia específica

As ações, porém, não podem ser feitas sem um planejamento. Por isso, crie uma estratégia específica para a área. Vai ser durante a criação do seu plano que os objetivos vão ser definidos. Assim, as práticas adequadas para alcançar tais metas podem ser aplicadas, já que aumentar a retenção, por exemplo, exige ações diferentes do que ao buscar uma maior satisfação dos colaboradores.

Invista em múltiplos canais

Aposte nos diferentes canais de atendimento disponíveis para criar uma comunicação clara com os seus profissionais. Além de uma plataforma específica para isso, também é recomendado utilizar outros canais, como o e-mail e, até mesmo, aplicativos de mensagem. O objetivo é tornar a transmissão da mensagem mais simples, deixando que ele escolha o melhor ponto de contato.

Aposte na transparência

A comunicação interna não serve apenas para comunicar as boas notícias. Mesmo aquilo que não é tão positivo deve ser compartilhado. A transparência é necessária para criar uma relação de confiança entre as duas partes.

Dê voz ao público interno

Parte importante para melhorar a comunicação interna é incentivar que os próprios colaboradores deixem as suas opiniões. Ou seja, criar uma plataforma para que as vozes do público interno sejam ouvidas é fundamental. Isso aumenta o sentimento de pertencimento e também faz com que os profissionais se sintam valorizados. Além de ser uma maneira de receber feedbacks construtivos.

Monitore os resultados

Dentro do desafio de como melhorar a comunicação interna, também é necessário acompanhar de perto o desempenho das suas ações. Dessa forma, fica mais fácil determinar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para alcançar os seus objetivos.

Qual é a importância da tecnologia nesse processo?

Para incentivar a colaboração entre os profissionais da sua empresa, é importante aproveitar os avanços da tecnologia. Uma das alternativas é adotar uma plataforma para gestão de pessoas, controlando todas as suas ações de comunicação interna via uma única solução. Além de promover o engajamento, é uma maneira eficiente de transmitir as suas mensagens.

A Robbyson, por exemplo, otimiza o compartilhamento de informações de um modo mais lúdico. Além de contribuir para o aumento da performance de todos os colaboradores, a solução ajuda a promover o engajamento. Ao mesmo tempo, o trabalho de monitoramento também pode ser feito com precisão, identificando melhor o que funciona e o que deve ser aprimorado.

Saber como melhorar a comunicação interna é o primeiro passo para conseguir se aproximar ainda mais dos seus colaboradores. Para quem procura potencializar o trabalho de cada profissional dentro da equipe, esse é o caminho mais indicado. A partir de ações internas, a relação se torna mais transparente e natural, gerando confiança para os dois lados.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação interna, que tal deixar a sua opinião sobre este artigo ou o assunto abordado? Pode ser um elogio, crítica, sugestão, dúvida ou até mesmo uma experiência que funcionou bem na sua organização. Aguardamos o seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário