7 ações para engajar a equipe remota e garantir o melhor desempenho

engajar equipe remota
6 minutos para ler

O período de trabalho no esquema home office pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, como engajar uma equipe remota? A notícia boa é que a tecnologia permite o acesso facilitado a inúmeras inovações que reduzem as distâncias geográficas entre os profissionais. Aliando tais ferramentas a algumas práticas, é possível garantir o melhor desempenho de todos.

Saber como se comunicar, empregar as ferramentas adequadas, ouvir a opinião dos colaboradores, enfim, essas são apenas algumas das ações que devem ser executadas. O mais importante é encontrar um modelo que funcione com a sua equipe, adaptado ao perfil e comportamento desses profissionais, e que contribua para um rendimento de alto nível.

Que tal, então, descobrir o que precisa ser feito para conseguir engajar uma equipe remota? Para ajudá-lo a gerenciar os colaboradores com mais precisão mesmo a distância, preparamos este artigo com 7 práticas para promover o comprometimento de todos. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

Quais são os principais desafios do home office?

O trabalho remoto pegou muitas equipes de surpresa e criou desafios que os gestores não poderiam imaginar. A comunicação, por exemplo, se torna muito mais distante e complexa, necessitando de muito cuidado para estabelecer um canal eficiente. Como consequência desse distanciamento, alguns obstáculos surgem nessa rotina.

O nível de comprometimento pode ser diretamente prejudicado. Afinal, sem o ambiente de trabalho tradicional, o colaborador pode relaxar e, como consequência, entregar um baixo rendimento.

Além disso, fica complicado garantir um clima organizacional positivo. Sendo assim, como incentivar o profissional a se dedicar ao máximo dentro das suas funções? Com uma comunicação transparente e a aplicação de técnicas como a autogestão, é possível contribuir para o engajamento de toda a sua equipe e superar os empecilhos.

Quais as 7 melhores ações para engajar uma equipe remota?

Mas, na prática, o que pode ser feito para engajar a equipe remota? Separamos algumas ações que conseguem ajudar na melhora do desempenho dos profissionais durante o home office. Confira!

1. Elabore um plano emergencial

Para uma equipe que não está acostumada a trabalhar remotamente, o planejamento pode ser um diferencial para manter o engajamento e a produtividade de todos. Cabe ao gestor, portanto, montar um plano emergencial para adequar todos os métodos de trabalho ao home office. Ao considerar o cenário atual, fica mais fácil identificar as estratégias mais efetivas.

2. Crie uma rotina de alinhamento

Além disso, é importante que todos os profissionais estejam alinhados. Dessa forma, mesmo com o trabalho remoto, garantir que eles sigam um mesmo planejamento e rotina é essencial. O objetivo é fazer com que entendam as suas funções, responsabilidades e o que deve ser feito ao longo de um dia de trabalho. A tendência é que, assim, o engajamento seja ainda maior.

3. Organize os meios de comunicação on-line

A comunicação é fundamental no período de home office e, por isso, é preciso disponibilizar os canais mais adequados para a troca de informações. Eles contemplam desde um chatbot para solucionar dúvidas mais simples e agilizar o trabalho do profissional, até ferramentas de chat em tempo real entre a sua equipe e a realização de videoconferências para assuntos mais relevantes.

4. Promova momentos de descontração

engajar equipe remota

Parte importante do engajamento é conseguir se relacionar com a equipe não apenas quando o assunto for trabalho. A descontração é um modo de mostrar ao colaborador que a relação é mais que profissional, que o gestor também se preocupa com o bem-estar, a felicidade e a saúde mental da sua equipe. Por isso, tire alguns minutos para conversar sobre temas não profissionais.

5. Escute as sugestões da equipe

Quando falamos em engajamento, é preciso abrir um canal de comunicação em que as duas partes possam se comunicar. Assim, ouvir as sugestões da equipe também pode ser um diferencial para saber como melhorar o rendimento de todos. Não adianta impor certas decisões e práticas sem avaliar o que vai ser positivo para os colaboradores, a opinião da equipe precisa ser considerada.

6. Aposte em reconhecimento

Reconhecer e valorizar os profissionais se torna ainda mais importante quando falamos em home office. Essa é uma maneira eficiente de engajar os colaboradores e fazer com que eles se sintam motivados para fazer mais. O reconhecimento também é um meio de promover a meritocracia dentro da sua organização, estimulando a equipe a buscar um melhor rendimento.

7. Incentive a autogestão

A autogestão é outra técnica que contribui para o engajamento da equipe remota. Oferecendo autonomia aos profissionais, eles mesmos vão controlar o próprio desempenho produtivo, garantindo mais comprometimento em suas ações. Ao se sentirem responsáveis pelas demandas, passam a compreender a importância das suas funções para a equipe e se dedicam ainda mais.

Qual é a importância de contar com ferramentas como a Robbyson?

Uma forma de otimizar o processo de engajamento de uma equipe remota é utilizando uma plataforma completa de gestão de pessoas. A Robbyson, por exemplo, aposta na gamificação e no machine learning para incentivar a alta performance da sua equipe. Para isso, a empresa acompanha tudo a partir de dados e informações relevantes, com isso o gestor ganha insights para gerenciar melhor cada colaborador.

Além disso, ela atualizou os seus recursos e features para o modelo home office. Agora, é ainda mais fácil monitorar o rendimento de toda a sua equipe à distância. Com novas features voltadas para o trabalho remoto, a comunicação se torna mais simples, assim como a transação de documentos e a sinergia entre as equipes.

Apesar de ser um grande desafio, engajar uma equipe remota tem solução. Ao colocar algumas práticas em ação e contar com as ferramentas mais adequadas, é possível monitorar o desempenho de toda a sua equipe e garantir o melhor desempenho, mesmo a distância.

Agora que você já conhece algumas estratégias fundamentais para engajar a sua equipe remota e como uma plataforma completa de gestão pode ser um diferencial, que tal conhecer mais sobre a Robbyson? Entre em contato conosco, saiba das funcionalidades da ferramenta e se aproxime ainda mais da sua equipe!

Você também pode gostar

Deixe um comentário