7 ferramentas essenciais para um home office produtivo

ferramentas para home office
6 minutos para ler

As empresas de sucesso no mercado — de diferentes segmentos de atuação — têm em comum a capacidade de adaptação. Ou seja, por mais que o método de trabalho tenha sido impactado com a necessidade de isolamento social, a capacidade produtiva segue elevada. Para isso, porém, é preciso um trabalho de gestão e, é claro, oferecer as ferramentas certas durante o home office.

Afinal, se já não é uma tarefa muito fácil extrair o máximo da sua equipe no ambiente de trabalho tradicional, remotamente se torna complicado. Sendo assim, além de conseguir motivar os profissionais, também é necessário oferecer os recursos ideais a fim de que realizem as suas respectivas funções. Com essa estrutura, a tendência é um aumento da produtividade.

Você sabe quais são as ferramentas para home office que precisam ser entregues aos colaboradores da sua equipe? Não? Com o intuito de ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo completo sobre a importância de continuar se preocupando com a gestão de pessoas e os recursos exigidos em um trabalho a distância. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de uma gestão eficiente no home office?

A gestão de talentos dentro da sua organização deve ser uma prioridade. Contudo, quando falamos em trabalho remoto, ela se faz essencial. Isso porque as distrações longe do ambiente tradicional, por exemplo, podem ser uma preocupação. Portanto, cabe ao gestor monitorar o desempenho da sua equipe de modo a garantir a mesma produtividade.

Nesse contexto, é preciso selecionar uma série de ferramentas para home office que tornem a relação facilitada entre as duas partes. De uma plataforma que permita o contato via videoconferência entre colaboradores e gestores até uma forma de avaliar a qualidade do clima organizacional. A tendência é que, assim, os obstáculos do trabalho remoto sejam reduzidos.

Quais são as 7 ferramentas para home office que não podem faltar?

Quer saber, então, quais são as ferramentas mais importantes em garantir a eficiência da sua equipe mesmo trabalhando remotamente? Confira os recursos que não podem faltar!

1. Plataforma de videoconferência

ferramentas para home office

A distância impossibilita, por exemplo, as reuniões presenciais, mas isso não significa que elas não possam acontecer. Por isso, é preciso garantir uma plataforma de videoconferência que permita o contato simples e direto com os colvaboradores. Seja para dar um feedback ou estabelecer metas e prazos, o contato por vídeo é um diferencial ao estimular os colaboradores.

2. Ferramenta de chat em tempo real

Apesar do vídeo ser um recurso extremamente valioso, nem sempre é necessário fazer uma videochamada ao se comunicar com os colaboradores. Logo, disponibilizar uma ferramenta de chat em tempo real também é fundamental. Assim, dúvidas menores podem ser esclarecidas, otimizando o tempo e o desempenho de todos os envolvidos.

3. Agenda eletrônica

A organização é outro ponto fundamental em um home office produtivo. Uma maneira de garantir um maior controle e planejamento dos colaboradores é oferecendo uma agenda eletrônica, de modo a acompanhar o que cada um está fazendo em suas horas de trabalho. Esse é um jeito eficiente de assegurar o acompanhamento das tarefas e o cumprimento dos prazos.

4. Armazenamento e troca de arquivos

Na rotina de trabalho, é comum enviar arquivos de um lado para o outro, certo? Então, permitir que os colaboradores possam armazenar e trocar arquivos com facilidade vai otimizar o tempo de trabalho. Uma plataforma com esse recurso se torna essencial, garantindo que ninguém fique horas procurando por determinado documento ou tenha dificuldades em compartilhá-lo.

5. Organização de tarefas e fluxo de trabalho

A partir do que está na agenda eletrônica de cada profissional, o gestor tem como responsabilidade organizar as tarefas e o fluxo de trabalho. De preferência, vale adotar um sistema que seja compartilhado com as duas pontas, assegurando o acompanhamento da rotina. Além do mais, os próprios colaboradores podem interagir entre eles quando, por exemplo, as tarefas são em conjunto.

6. Gerenciador de horas

Avaliar o rendimento do profissional no trabalho remoto não é simples. Uma ferramenta para gerenciar as horas, nesse sentido, vai permitir um maior controle sobre o desempenho da equipe. Dessa forma, é possível acompanhar o tempo de trabalho dos profissionais e, claro, compará-lo com o número de atividades finalizadas ou atendimentos feitos ao longo do dia.

7. Medidor de clima organizacional

Ouvir a opinião dos colaboradores também é importante quando se almeja uma alta produtividade. Portanto, nada melhor que contar com um medidor de clima organizacional — uma metodologia que apresente como o profissional está se sentindo. Sem o contato presencial, inclusive, esse é um mecanismo importante ao identificar o nível de satisfação da sua equipe.

Qual é o impacto de centralizar esses recursos em uma solução?

Por mais que cada ferramenta tenha a sua importância individualmente, o trabalho pode ser preciso se elas forem reunidas em um só recurso. Isso porque o número de informações geradas é cada vez maior e gerenciá-las é complicado. Contando com diferentes plataformas, a tendência é que esse controle seja dificultado, provocando a descentralização de dados relevantes.

Nesse cenário, uma saída é procurar por uma ferramenta completa. A Robbyson, por exemplo, oferece todos os recursos citados acima. Além disso, utiliza técnicas como a gamificação a fim de tornar o trabalho de todos os colaboradores mais humanizado. Com todos esses recursos em mãos, a tarefa de gerenciar pessoas e aumentar o desempenho da companhia é otimizado.

Com as ferramentas para home office adequadas, a tendência é que o trabalho remoto seja tão produtivo quanto o presencial. Por mais que a distância física crie algumas barreiras, essas soluções podem ser aplicadas na redução desses possíveis impactos negativos. Assim, para não perder em desempenho mesmo durante o home office, procure pela opção ideal à sua equipe.

Agora que você já sabe quais são as ferramentas necessárias para um home office de alto rendimento e como pode ser importante centralizá-las em uma única solução, que tal conhecer sobre a plataforma da Robbyson? Acesse o nosso site e saiba como os nossos recursos são úteis ao sucesso da sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário