A importância da gamificação em tempos de home office

gamificação, home office
6 minutos para ler

O período de trabalho remoto exige muito mais dos gestores. Afinal, sem contato presencial e direto com a sua equipe, não é fácil avaliar, por exemplo, quem está indo bem, quem precisa melhorar ou até mesmo engajar com os profissionais. Algumas técnicas, porém, conseguem reduzir os impactos da distância e uma delas é a gamificação.

Como o nome já indica, é a adaptação de um jogo para o trabalho real. Ou seja, com uma interface mais convidativa e lúdica, é possível aumentar o engajamento dos colaboradores. A partir da disrupção de métodos tradicionais de trabalho, essa técnica permite humanizar ainda mais o relacionamento com a sua equipe, além de outros benefícios para o gerenciamento.

Da maior satisfação e interação dos profissionais até uma avaliação precisa para o gestor, é possível fazer muito a partir dessa técnica. Que tal, então, descobrir qual é a importância da gamificação em tempos de home office e, é claro, o que fazer para aplicar o conceito na prática da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são os benefícios da gamificação durante o home office?

Muitos gestores têm um pé atrás quando o assunto é gamificação. No método de trabalho, porém, essa estratégia já é muito eficiente, mas se torna ainda mais durante o home office. Para que você não tenha dúvidas da validade de apostar nessa ferramenta, listamos os principais benefícios.

Aumento da satisfação

Investir na satisfação e felicidade da sua equipe é fundamental, certo? A gamificação contribui diretamente para esse trabalho. A partir da criação de desafios e recompensas, essa é uma maneira de prender a atenção desses profissionais. Além disso, isso faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados por parte da empresa, criando um clima organizacional mais saudável.

Descontração

Por mais que o trabalho exija seriedade e muita atenção, também é importante oferecer momentos de descontração para a sua equipe. Tudo isso pode ser feito aproveitando o dia a dia de trabalho de cada profissional. Considerando o cenário de home office, isso se torna ainda mais importante, fortalecendo os laços dos colaboradores com a empresa, mesmo em trabalho remoto.

Participação voluntária e competição saudável

Conseguir a participação dos profissionais já não é algo simples de se fazer durante o método tradicional de trabalho. Quando falamos em home office, a tarefa é ainda mais complicada. A gamificação, então, aumenta as chances de mais colaboradores participarem. De forma voluntária, é possível criar uma competição saudável entre eles, sempre em busca de mais recompensas.

Maior motivação aos participantes

Como consequência dos itens anteriores, a motivação da equipe tende a ser muito maior. As recompensas constantes reforçam o conceito de meritocracia, o que estimula os colaboradores a fazer cada vez mais em suas funções. Sem poder utilizar técnicas tradicionais, a ferramenta se torna um excelente método para estimular a produtividade e o alto rendimento da equipe.

Avaliação de desempenho

A gamificação também colabora para a geração de dados. Isso mesmo, informações valiosas que podem ser utilizadas pelo gestor para avaliar o desempenho da equipe. Mesmo distante, é possível identificar quem está se dedicando mais, quem precisa de um incentivo para se engajar, enfim, um olhar diferente — mas valioso — sobre o rendimento de cada um dos profissionais.

O que fazer para colocar a gamificação em prática?

Os benefícios de colocar a gamificação em prática durante o trabalho remoto, como mostramos, são muitos, certo? Mas é preciso considerar alguns fatores antes de implementar essa estratégia para a sua equipe. Listamos os pontos mais importantes que você deve ficar de olho. Confira!

Determine um objetivo

O primeiro passo para colocar a gamificação em prática é a determinação de um objetivo. Ou seja, o que é preciso acontecer para que o resultado seja satisfatório? A partir dessa resposta, é mais fácil — e preciso — definir os passos seguintes. Além disso, toda a estrutura da ferramenta vai ser montada para atender a essa meta, aumentando as chances de se conseguir o que é desejado.

Escolha a estrutura adequada

Em seguida, é preciso escolher a estrutura mais adequada para a atmosfera do jogo — das informações que serão exibidas em tela e até mesmo os recursos da ferramenta. O que vai ser possível fazer dentro desse ambiente virtual? Como essas ações estão relacionadas ao objetivo final do seu projeto de gamificação? Mais do que divertir, é preciso atingir a sua meta inicial.

Defina as recompensas

Um dos grandes atrativos da gamificação é premiar os colaboradores. Por isso, é importante definir quais serão as recompensas que os profissionais vão receber em troca caso atinjam os objetivos determinados — dos prêmios restritos ao ambiente virtual até ações no mundo físico, como descontos em produtos e/ou serviços.

Procure pela plataforma ideal

Além disso, é importante encontrar a plataforma ideal para conseguir montar o seu plano. A ferramenta também precisa se encaixar em sua estratégia. Não adianta ter a ideia mais propícia para engajar com a sua equipe e, na prática, não conseguir oferecer a experiência adequada aos colaboradores.

Como a Robbyson pode ajudar?

A partir da utilização de técnicas como gamificação e machine learning, a Robbyson é uma plataforma completa para a gestão de pessoas. Com uma interface intuitiva, é possível gerenciar toda a sua equipe de maneira mais humanizada e precisa. Com informações relevantes sobre os colaboradores e um contato facilitado, mesmo remotamente, pode ser a solução ideal.

A gamificação é, portanto, um mecanismo muito utilizado para conseguir um maior engajamento da sua equipe. Como consequência, desafios muito comuns para um gestor, como a retenção de talentos, se tornam mais simples de serem superados. Além de reduzir as distâncias físicas da sua equipe, essa é uma forma de aproximar os colaboradores e preparar um ambiente mais produtivo.

Agora que você já sabe o que é gamificação e como ela pode ser um recurso importante para tirar o máximo da sua equipe durante o home office, que tal conhecer a solução mais adequada? Acesse o nosso site, saiba como funciona a nossa plataforma, as funcionalidades e os benefícios!

Você também pode gostar

Deixe um comentário