Gestão de pessoas com dados: quais são as vantagens?

gerenciamento de pessoas com dados
6 minutos para ler

A concorrência no mercado é cada vez maior. Como consequência dessa competição, é fundamental potencializar ao máximo o desempenho da sua equipe. Hoje, porém, não é possível se basear apenas em achismos ou análises superficiais. Por meio de tantas informações disponíveis — e facilmente acessíveis —, é possível realizar a gestão de pessoas com dados.

Afinal, se as estratégias de marketing podem ser mensuradas com precisão — como a identificação do ROI de uma campanha —, por que não fazer isso para avaliar o rendimento no trabalho dos colaboradores? Um fator tão superficial é capaz de se tornar um indicador valioso na gestão de equipes. A longo prazo, a tendência é que os resultados sejam otimizados consideravelmente.

Para fortalecer a retenção de talentos ou aumentar os níveis de produtividade do seu time, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Ao avaliar cada detalhe do desempenho dos profissionais na sua empresa, fica muito mais fácil identificar quem está se destacando, quem precisa melhorar e quais decisões tomar.

Que tal saber mais? Continue a leitura e confira!

O que é gestão de pessoas com dados?

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina de qualquer pessoa. Pense um pouco: quantas vezes você voltou para casa ao esquecer, por exemplo, a sua carteira? Provavelmente, foram menos vezes do que quando o seu smartphone foi deixado em cima da mesa. Diferentes aparelhos e tecnologias fazem parte do dia a dia, mas é preciso saber aplicar esses avanços no trabalho.

Muitas empresas e gestores já conseguem fazer isso. Acompanhar, por exemplo, o desempenho de um equipamento se tornou muito mais fácil. Avaliar se determinada campanha de e-mail marketing gerou os resultados esperados ou não. Tudo isso contribui para uma maior precisão nos processos de decisão e, consequentemente, redução de desperdícios e melhor desempenho.

Para o setor de Recursos Humanos, porém, utilizar todas as informações geradas ao longo de um dia de trabalho pode ser um diferencial. Também conhecido como People Analytics, o conceito ganhou força com os avanços na tecnologia. Coletar, armazenar e aplicar os dados referentes ao desempenho de um profissional são tarefas cada vez mais fáceis.

A gestão de pessoas com dados nada mais é, portanto, do que a utilização das inúmeras informações disponíveis para a área de Recursos Humanos. Seja na hora de fazer uma contratação, seja para avaliar o desempenho da sua equipe. Na prática, representa a tomada de decisões baseada em análises, números e indicadores, deixando opiniões e achismos em segundo plano.

Por que os dados na gestão de pessoas é uma tendência?

gerenciamento de pessoas com dados

Você sabe por que esse conceito ganha cada vez mais espaço no cenário corporativo? É simples: ninguém quer desperdiçar tempo e recursos. Com tanta competição pela atenção dos consumidores, nem mesmo uma campanha de anúncios de mídia paga pode ser feita sem planejamento e análise. Isso também vale para gerenciar a sua equipe em busca de melhores resultados.

Somente a partir da análise detalhada do desempenho dos profissionais é possível avaliar com exatidão o que funciona e o que precisa ser melhorado. A busca constante por melhorias deve ser uma prioridade para qualquer gestor. Sem informações, porém, qualquer decisão passa a ser uma simples opinião, sem uma base técnica para aumentar as chances de acerto.

A partir da gestão de pessoas com dados, as análises direcionam melhor o que deve ser feito em cada caso. Não à toa, estudos mostram que mais de 90% dos gestores de Tecnologia da Informação tem o objetivo de expandir os investimentos em coleta e análise de informações internas. Tudo isso para contribuir diretamente com os processos de tomada de decisão.

Quais são as vantagens de se basear por dados?

Na prática, quais são os benefícios da gestão de pessoas com dados? A fim de você não ter dúvidas de como esse conceito pode ser um diferencial para o sucesso do seu negócio, listamos os principais deles. Confira!

Mais precisão nas contratações

Ao identificar um determinado padrão de comportamento necessário para um desempenho em alto nível da sua equipe, o processo de contratações se torna mais preciso. Afinal, você já sabe por quem — e quais características — procurar. No entanto, sem achismos, baseado no que as estatísticas e os dados mostram.

Estímulo à meritocracia

A partir de uma análise a olho nu, nem sempre é possível identificar aqueles profissionais que, de fato, destacaram-se. Consequentemente, o gestor consegue reconhecer quem está se sobressaindo, por exemplo, o que contribui para o fortalecimento da ideia de meritocracia dentro de uma organização.

Maior engajamento da equipe

Com o maior estímulo à meritocracia, a tendência é que os profissionais se sintam mais valorizados por parte da empresa. Dessa forma, o engajamento na busca pelas mesmas conquistas e objetivos também se torna muito maior.

Melhor desempenho

A dedicação e o reconhecimento acabam gerando maior felicidade e satisfação da sua equipe. O principal benefício dessa combinação? O maior desempenho de todos os profissionais envolvidos, na busca por melhores resultados sempre. Afinal, eles sabem que vão ser reconhecidos por seus gestores e líderes caso desempenhem suas funções em alto nível.

Redução de desperdícios

Em consequência de todos os tópicos anteriores, a redução de desperdícios aparece como um benefício, pois uma contratação errada pode significar a perda de recursos. Isso também vale para um colaborador que não consegue performar em alto nível. Os dados podem mostrar os caminhos mais indicados e, assim, evitar decisões equivocadas.

A gestão de pessoas com dados é, portanto, uma tendência que deve ser seguida dentro de qualquer organização. Não importa o tamanho ou segmento da companhia, é uma forma eficiente de conseguir aumentar a precisão e o desempenho da sua equipe. Tudo isso a partir de decisões fundamentadas e estatísticas valiosas que, surpreendentemente, já estão dentro da sua empresa.

Agora que você já sabe como é importante investir na gestão de pessoas com dados, que tal dar mais um passo para otimizar esse trabalho? A partir de ciência de dados, machine learning e outras estratégias, o rendimento de seus colaboradores vai, sem dúvidas, aumentar.

Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e descubra como a nossa plataforma pode ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário