Home office seguro: como garantir a segurança da informação online?

home office seguro
6 minutos para ler

O período de isolamento social exige que as empresas modifiquem as suas estruturas e modelos de trabalho. Não à toa, os mais diversos segmentos foram impactados, com a maior parte dos colaboradores trabalhando remotamente. As adaptações necessárias para um home office seguro, porém, não são tão simples de serem feitas, e algumas práticas devem ser adotadas.

Se manter a segurança da informação online já não é simples ao contar com uma estrutura montada exatamente para isso, o trabalho remoto intensifica ainda mais esse desafio. Portanto, para proteger os inúmeros dados gerados diariamente pela sua companhia — da própria empresa e também dos seus clientes —, conhecer os pilares que vão garantir o home office seguro é fundamental.

Da disponibilização de conexões seguras para a sua equipe até um trabalho de conscientização das políticas de segurança, as estratégias são muitas. Que tal, então, saber o que precisa ser efetuado para garantir a proteção das informações da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para entender quais são as melhores práticas a serem colocadas em ação. Confira!

Quais são os riscos de exposição com o trabalho remoto?

Mesmo com tantos avanços na tecnologia e os cuidados cada vez maiores das empresas, os ataques cibernéticos ainda são uma realidade no meio digital. Portanto, ao pensar em adaptar a rotina de trabalho na sua empresa para o sistema home office, as precauções devem ser redobradas. Afinal, a exposição das companhias aumenta consideravelmente no modelo de trabalho remoto.

De acordo com um levantamento da VMWare Carbon Black, a principal razão para o crescimento dos ataques e crimes cibernéticos nos Estados Unidos é o trabalho home office. O estudo mostra um aumento de 148% nos delitos online de fevereiro para março de 2020, justamente o período em que o trabalho remoto se popularizou por conta das políticas de isolamento social no país.

Como aqui no Brasil essas políticas se repetiram, os ataques seguiram o mesmo caminho. Segundo as informações da Kaspersky, porém, os números chamam ainda mais a atenção. Os crimes cibernéticos registraram um crescimento de 350% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a boa intenção dos colaboradores acaba se tornando um ponto de vulnerabilidade para os hackers. Aproveitando o espírito de união e solidariedade, os criminosos criam links mal-intencionados solicitando, por exemplo, doações. O que reforça a importância de um trabalho completo de segurança da informação para garantir um home office seguro.

O que deve ser considerado para um home office seguro?

home office seguro

Mas o que fazer, na prática, para criar um modelo home office seguro? Listamos algumas estratégias necessárias para garantir a segurança das informações mesmo no trabalho remoto. Confira!

Crie uma política de segurança

A primeira ação a ser executada deve ser a definição de uma política de segurança. Ou seja, um documento com as orientações e ações que precisam ser realizadas por cada colaborador para garantir que as informações estejam seguras. Dos cuidados mais básicos (como não permitir o uso dos equipamentos para o lazer) até os programas e ferramentas que ele deve utilizar.

Conscientize a equipe

Com as normas estabelecidas, é importante efetuar um trabalho de conscientização dos colaboradores. Fazer com que eles entendam a importância de se atentarem aos devidos cuidados e, é claro, as consequências de um possível relaxamento nessas ações. Com uma campanha benfeita de Endomarketing, por exemplo, transmitir essa mensagem pode ser ainda mais fácil.

Use conexões seguras

Não adianta conscientizar a equipe e não fazer a sua parte, certo? Por isso, é necessário criar conexões mais seguras para o trabalho remoto. O emprego de uma VPN (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada), por exemplo, é o mais recomendado. Dessa forma, é criado um canal criptografado, e o usuário precisa ser autenticado antes de acessar as informações.

Controle os dispositivos

Por mais que a tecnologia ofereça inúmeras opções de dispositivos, é importante fazer um controle rígido desses equipamentos. Afinal, nem tudo o que é usado pelos colaboradores fora do espaço de trabalho oferece a mesma proteção. Dessa maneira, é importante controlar todos os dispositivos empregados pelos profissionais e assegurar que eles estejam devidamente protegidos.

Estabeleça canais oficiais de contato

Outra prática importante é a criação de canais oficiais para contato. Mesmo com um trabalho eficiente de conscientização, ainda podem surgir dúvidas e problemas no dia a dia dos profissionais. Um chatbot, por exemplo, consegue agilizar o atendimento inicial e, caso seja necessário, ele pode ser redirecionado para um atendente real.

Fique de olho no tráfego da rede

Além dos itens acima, também é essencial realizar um monitoramento em relação ao tráfego da rede. Ao analisar os dados de perto, fica mais fácil identificar, por exemplo, potenciais tentativas de invasão ou a utilização errada de dispositivos por parte dos colaboradores. De tal maneira, a proteção da sua rede se torna muito mais eficiente, evitando vulnerabilidades.

Qual é a importância de contar com soluções seguras?

Uma forma eficiente de garantir um ambiente virtual seguro para a sua empresa pode ser contar com um sistema de gestão empresarial voltado ao People Management. Assim, o contato com o colaborador fica muito mais eficiente, o que evita ruídos e possibilita acompanhar o desempenho de cada um de modo seguro.

A Robbyson, por exemplo, utiliza a ciência de dados, Machine Learning e gamificação para aumentar o engajamento dos profissionais com os objetivos da companhia. Além disso, a ferramenta foi adaptada para deixar o trabalho remoto ainda mais protegido e eficiente.

Ao permitir o trabalho remoto dentro da sua empresa, é fundamental, portanto, adotar práticas capazes de concretizar um home office seguro. Essa é a melhor maneira de reduzir a vulnerabilidade da sua companhia e, é claro, de fazer com que cada colaborador se preocupe exclusivamente com as suas responsabilidades no ambiente de trabalho, seja físico, seja virtual.

Deixar o home office mais seguro não é uma tarefa tão simples, certo? Mas para isso você pode contar com uma ajuda especializada. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Você também pode gostar

Deixe um comentário