Indicadores de desempenho da equipe: como avaliar de forma remota?

indicadores de desempenho
6 minutos para ler

Para conseguir tirar o máximo da sua equipe, é fundamental acompanhar de perto o rendimento de cada profissional. Com o período de isolamento social e algumas mudanças nos métodos de trabalho, é preciso adaptar essa tarefa. Mas sem o contato diário, é ainda mais importante usar os indicadores de desempenho para avaliar a produtividade da sua equipe.

A única ressalva, porém, é que nem tudo o que funcionava antes será eficiente durante o trabalho remoto. Dessa forma, é necessário realizar algumas adaptações no seu modelo de avaliação. Para quem utiliza a meritocracia como pilar para o reconhecimento e valorização dos colaboradores, acompanhar com precisão o rendimento da sua equipe é um ponto necessário.

Do humor e a felicidade de cada profissional até um comparativo da eficiência entre o trabalho in loco e durante o home office, os métodos são os mais diversificados para colher um feedback preciso sobre a produtividade da sua equipe.

Que tal, então, descobrir quais são os indicadores de desempenho para avaliar o trabalho remoto? Continue a leitura deste artigo e confira!

Qual é a importância de acompanhar o desempenho da equipe?

Conquistar resultados que impressionem os superiores na cadeia hierárquica de uma empresa é o objetivo de qualquer gestor, certo? Para isso, porém, é preciso utilizar as estratégias mais indicadas para otimizar o desempenho dos seus comandados. E esse trabalho começa exatamente com a mensuração do rendimento de cada profissional durante as horas de trabalho.

Como muitas empresas precisaram se adaptar para o home office, os indicadores de desempenho se tornam ainda mais fundamentais. Afinal, o contato presencial diário também é um mecanismo importante de avaliação. Com o distanciamento, porém, ficar de olho no rendimento da sua equipe requer ainda mais cuidados. Com as adaptações, ainda é possível alcançar bons resultados.

Qual é a importância de realizar adaptações?

O que funcionava anteriormente, porém, precisa ser modificado. Afinal, sem o contato diário, algumas métricas devem ganhar mais importância dentro do seu planejamento. Sem essas adaptações, o monitoramento se torna impreciso, avaliando informações que acabam não sendo tão úteis, por exemplo, para o seu processo de tomada de decisão.

Uma prática importante pode ser a adoção de um sistema de gestão empresarial. Afinal, centralizar os dados de diferentes setores em um momento de dificuldades na comunicação pode ser um diferencial competitivo importante. Além de ser uma maneira de colaborar com os recursos necessários para o trabalho de toda a equipe.

Como acompanhar os indicadores de desempenho remotamente?

indicadores de desempenho

Mas, na prática, quais são os indicadores de desempenho úteis para essa nova realidade? O primeiro ponto é levar em consideração o perfil da sua equipe e os objetivos dela. Mas, para ajudar você nesse desafio, listamos os principais deles. Confira!

Acompanhe o humor dos colaboradores

Avaliar o humor da sua equipe pode ser fácil quando existe o contato presencial, certo? À distância, porém, é ainda mais importante analisar esse fator. Uma forma de fazer isso é pedir por feedbacks diários aos seus colaboradores. Isso pode ser feito de forma simples, perguntando, por exemplo, como estão se sentindo no início de um dia de trabalho e o que os deixa satisfeito ou insatisfeito.

Compare o rendimento in loco vs. no home office

Outro ponto importante é comparar as estatísticas no trabalho presencial e também durante o home office. Dessa forma, estipule algumas métricas — como tempo médio de operação e total de atendimentos — e trace paralelos entre o desempenho in loco e remoto. Com essa comparação, fica mais fácil chegar a conclusões em relação, por exemplo, a eficiência de cada colaborador.

Avalie a quantidade e qualidade das interações entre os times

Também é importante realizar comparativos relacionados às interações entre as equipes. Afinal, um ponto fundamental para o alto rendimento é a criação de um ambiente propício ao trabalho colaborativo. O objetivo é oferecer essas ferramentas para incentivar a troca de informações entre os profissionais. Assim, a tendência é que melhores resultados sejam obtidos.

Mapeie as novas necessidades da equipe

Não basta acompanhar as métricas, é preciso ficar de olho em eventuais necessidades. O tempo médio de operação foi reduzido? Quais são as razões para isso e, mais importante, o que pode ser feito para melhorar essa questão? Os números são fundamentais, mas é a capacidade de análise técnica dos gestores que permitirá a criação de estratégias que otimizem o trabalho.

Ofereça feedbacks

Se o primeiro item está relacionado com um feedback da sua equipe para você, também é preciso reverter a lógica. Ou seja, oferecer avaliações e sugestões sobre o desempenho de cada profissional. Apenas assim é possível indicar os melhores caminhos para que a sua equipe renda em alto nível. Além de ser uma excelente maneira de colaborar com o engajamento dos profissionais.

Cultive a humanização

Quanto mais tecnologia para otimizar algumas funções — e reduzir impeditivos —, ainda mais importante é investir na humanização da gestão. O objetivo é criar uma relação próxima e natural com os colaboradores. Principalmente quando falamos em grandes equipes, essa é uma necessidade ainda maior, permitindo mais interação entre gestores e colaboradores.

Qual é a relevância da humanização no processo de gestão?

Além disso, de adaptar os indicadores de desempenho, é importante humanizar todo o seu processo de gestão. É se aproximando dos colaboradores e entendendo as suas dores, objetivos e dificuldades que os resultados melhorarão. Além disso, desafios como a retenção de talentos se tornam muito mais simples de serem contornados.

Remotamente, os indicadores de desempenho ganham um papel ainda mais relevante para a sua estratégia de gestão de pessoas. Com as adaptações necessárias, é possível monitorar à distância o rendimento de cada profissional. Quando o trabalho é bem executado, a tendência é que os impactos do home office sejam cada vez menores, gerando resultados satisfatórios.

Agora que você já sabe quais são os indicadores de desempenho que precisa monitorar durante o home office, que tal conhecer uma solução para gerenciar a sua equipe? A nossa sugestão é que você procure por uma plataforma de gestão de pessoas que tem nome, rosto e interação!

Você também pode gostar

Deixe um comentário