Inteligência Artificial para empresas: como pode afetar a gestão de pessoas?

inteligência artificial para empresas
6 minutos para ler

Realizar uma gestão estratégica de pessoas não é uma tarefa tão simples, certo? É preciso seguir algumas práticas e ações para conseguir tirar o máximo da sua equipe. A notícia boa é que existem inúmeras soluções e ferramentas para otimizar todo esse trabalho. Um dos pontos que está em alta e pode ser um diferencial é a utilização da Inteligência Artificial (IA) para empresas.

Aproveitar os benefícios da transformação digital e dos avanços tecnológicos deve ser uma prioridade em qualquer companhia. Se pode ser utilizada, por exemplo, para medir o ROI (Retorno sobre Investimento) de uma campanha, por que não fazer o mesmo com a sua equipe? Isso pode ser feito com a Inteligência Artificial, contribuindo para a otimização do desempenho de todos.

Conceitos como machine learning tornam o impacto da Inteligência Artificial para empresas ainda maior, da tomada de decisões mais precisas até a maior satisfação e felicidade dos profissionais da sua equipe. Que tal, então, sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais sobre o impacto desses avanços na gestão de pessoas. Confira!

Como funciona a Inteligência Artificial para empresas

Por muito tempo, quando o tópico em discussão era a Inteligência Artificial, eram imaginados robôs assumindo as funções humanas. A verdade é que diversas tarefas podem, de fato, ser realizadas com o auxílio da tecnologia. Cabe às empresas utilizar todos esses benefícios a seu favor, encontrando maneiras de melhorar o dia a dia de trabalho com as ferramentas cada vez mais completas.

Na prática, a principal vantagem está na melhoria da gestão. A IA é uma forma de otimizar os processos internos de uma companhia, seja compilando dados relativos ao desempenho de um profissional, seja avaliando o melhor cenário para fazer um investimento. O gestor passa a ter em mãos as informações mais relevantes e impactantes sobre o que deve ser feito pela empresa.

Com tantos dados coletados e traduzidos em relatórios, a entrega de resultados também é aperfeiçoada. Afinal, todo o processo de tomada de decisão se torna mais preciso. Como consequência, os resultados alcançados pela equipe devem melhorar. Menos tempo com tarefas administrativas e burocráticas, mais foco em atividades estratégicas para a companhia.

Quais são as principais aplicações

inteligência artificial para empresas

A aplicação da Inteligência Artificial pode variar de empresa para empresa. Mas, no geral, alguns usos em comum se destacam. Que tal conhecer os principais deles? Confira!

Chatbot

O chatbot é uma ferramenta cada vez mais popular no ambiente corporativo. Mas se engana quem pensa que ele só pode ser empregado para o atendimento aos clientes, por exemplo. O robô também pode agilizar o contato com os colaboradores. Em vez de falar diretamente com o gestor, o profissional consegue esclarecer dúvidas mais básicas com a ferramenta de chatbot.

Assistente pessoal

Os assistentes pessoais também têm ganhado relevância no mercado. Basicamente, o robô consegue identificar as solicitações do usuário, muitas vezes a partir da voz. Em uma rotina de trabalho corrida, tal auxílio pode colaborar para otimizar os resultados e obrigações ao longo do dia. A ferramenta ajuda a responder perguntas, marcar reuniões ou até enviar e-mails.

Aplicação de gestão

A Inteligência Artificial para empresas ainda significa aprimorar a gestão. E no sentido mais amplo possível da palavra, dos recursos financeiros da empresa até a administração dos talentos de uma equipe. Números, dados e informações podem ser traduzidos em decisões mais adequadas para o futuro da companhia.

Como afeta a gestão de pessoas

Mas, na prática, quais são os impactos causados pela Inteligência Artificial na gestão de pessoas? A lista abaixo vai tirar todas as suas dúvidas sobre isso!

Proporciona uma gestão baseada em dados

O primeiro impacto da IA na gestão de pessoas é adotar um método de trabalho baseado em dados e informações. Ou seja, esqueça o achismo e previsões sem nenhum embasamento. A tecnologia pode oferecer os recursos e insights necessários para que qualquer decisão tomada pelo gestor tenha mais chances de dar certo.

Aumenta a produtividade da equipe

O aumento da produtividade de toda a equipe é um exemplo efetivo das vantagens da IA. Primeiro, os profissionais passam a perder menos tempo com atividades que não agregam valor ao resultado final. Depois, o gestor consegue identificar com mais precisão o desempenho de cada membro da sua equipe. Como consequência, é possível obter o máximo do potencial de cada colaborador.

Reforça a meritocracia

A meritocracia também apresenta um papel importante dentro de qualquer organização. Nem sempre, porém, é possível identificar com exatidão qual é o profissional de maior destaque em um determinado período, por exemplo. A Inteligência Artificial auxilia o gestor nesse processo, fornecendo as informações necessárias para avaliar o rendimento de cada colaborador na equipe.

Facilita a contratação de pessoas

A Inteligência Artificial também pode ser útil no processo de contratação. A partir da análise de dados, comportamentos e referências, existem ferramentas capazes de indicar, por exemplo, qual candidato tem a maior chance de se encaixar na cultura da empresa. A longo prazo, a precisão na hora de identificar os profissionais ideais pode causar um grande impacto.

Melhora a tomada de decisões

De forma global, o processo de tomada de decisão se torna muito mais preciso. Tudo o que é feito pode ser guiado pelas informações coletadas por um software, por exemplo. No método de trabalho remoto, fica muito mais fácil descobrir quais são os profissionais com um alto rendimento e aqueles que estão abaixo. Tudo isso colabora para decisões mais acertadas para a companhia.

A Inteligência Artificial para empresas precisa ser uma prioridade para qualquer gestor. A partir da otimização do trabalho e de outros benefícios, todos os processos internos são otimizados, garantindo maior foco de todos em suas respectivas funções. Além disso, dados e informações valiosos são gerados diariamente para tirar o máximo da sua equipe.

Agora que você já sabe como a aplicação da Inteligência Artificial para empresas pode impactar o trabalho de gestão de pessoas, que tal deixar o seu comentário? Pode ser uma crítica, elogio, sugestão ou até uma dúvida. Queremos ouvir sua opinião e, se preciso, ajudá-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário