Liderança a distância e os desafios do trabalho remoto

liderança e trabalho remoto
6 minutos para ler

O período de home office exige que os gestores adaptem os seus métodos de trabalho. As dificuldades, porém, são diversas. Afinal, sem o contato diário para avaliação e engajamento com os colaboradores, é necessário reduzir as barreiras geográficas. O primeiro passo para superar esse desafio com sucesso, é identificar as principais necessidades da liderança no trabalho remoto.

Quais são os maiores obstáculos enfrentados por um gestor durante o home office? A partir dessa resposta, é possível traçar planos e estratégias adequados para solucioná-los. Por mais complicada que seja a missão, o líder precisa se adaptar. Sem um trabalho eficiente de liderança, o desempenho da equipe pode ser reduzido, resultando em números inferiores para a empresa.

Da preocupação com a satisfação e felicidade da equipe até as tecnologias utilizadas para que cada profissional realize o seu trabalho: os desafios para as lideranças no home office são muitos.

Que tal, então, descobrir um pouco mais sobre cada um deles e quais são as estratégias eficazes para superar o período de trabalho remoto da melhor maneira? Confira!

Qual é a importância de manter a equipe produtiva e engajada?

Muitos gestores não esperavam por uma mudança tão radical no modelo de trabalho. O tempo de surpresa, porém, precisa passar rápido e as soluções devem ser encontradas. De forma rápida e emergencial, é necessário adequar as suas práticas para manter a equipe motivada e produzindo com um alto rendimento. Sem isso, a tendência é de queda significativa.

Afinal, a falta de contato diário e as relações habituais de um ambiente de trabalho torna tudo ainda mais complicado. Os métodos utilizados anteriormente, no entanto, tendem a não funcionar da mesma maneira. Para quem busca eficiência, o caminho indicado é a adaptação das estratégias e das práticas habituais para um novo cenário, reduzindo ao máximo as chances de prejuízos.

Quais são os principais desafios da liderança no trabalho remoto?

Na prática, quais são os desafios mais comuns para a liderança no trabalho remoto? A fim de ajudar você nessa tarefa, listamos também as melhores estratégias para superar qualquer obstáculo e tirar o máximo de cada profissional da sua equipe. Confira!

Comunicação

A comunicação, sem dúvidas, é o principal desafio a ser superado. Afinal de contas, o que antes poderia ser resolvido com uma conversa frente a frente, agora enfrenta outros obstáculos. Quando a troca de informações entre a liderança e a sua equipe não acontece de maneira eficiente, a tendência é de problemas graves de execução e, consequentemente, queda de rendimento.

Por isso, é fundamental investir em ferramentas que tornem o contato mais simples e natural com os colaboradores. As soluções vão desde a realização de videochamadas até a adoção de um chatbot capaz de acelerar demandas básicas. A transformação digital facilita o acesso às tecnologias, portanto os gestores devem aproveitá-las da melhor maneira possível.

Comprometimento

Como saber se o profissional, de dentro da sua casa, está performando de maneira adequada, com o comprometimento devido? Isso já não é tão simples de ser feito quando falamos do trabalho in loco, menos ainda para o home office. Sem a entrega desses profissionais, os resultados não vão aparecer da forma esperada, o que pode desapontar a alta gestão da empresa.

Com o intuito de solucionar esse problema, é importante criar estratégias e ações capazes de contribuir para o engajamento dos profissionais. A partir de conceitos como o marketing de incentivo e a valorização da meritocracia, a tendência é que a sua equipe passe a se dedicar cada vez mais. Afinal, os colaboradores vão se sentir valorizados e dispostos a entregarem melhores resultados.

Produtividade

Como consequência do comprometimento, a produtividade é diretamente afetada. O ideal, portanto, é encontrar alternativas que incentivem, por exemplo, a autogestão. Com esse conceito em prática, os próprios colaboradores conseguem criar mecanismos para alcançarem um rendimento satisfatório no desempenho de suas respectivas funções.

Tecnologia

A tecnologia é, por um lado, uma mão na roda. Do outro, porém, pode se tornar uma dor de cabeça para a liderança de uma empresa. Afinal, não é simples garantir que todos os colaboradores tenham uma estrutura adequada para o home office. Cabe ao gestor assegurar a armação de um ambiente mais propício possível para a realização do trabalho.

Uma forma de resolver isso é avaliando junto à sua equipe quais são as principais necessidades dela, ou seja, a conexão com a internet pode ser um impeditivo? Ou o computador? A partir dessas respostas, fica muito mais fácil identificar as ações apropriadas para otimizar o desempenho de cada um dos profissionais do seu time.

Segurança da informação

Outro fator relevante para a liderança no trabalho remoto é a segurança da informação. A partir das escolhas feitas no tópico anterior, é possível criar fluxos mais adequados a toda sua equipe. Elaborando um manual de melhores práticas e adotando estratégias que contribuam para proteger os dados e informações gerados pela empresa, é um problema a menos.

Qual é a contribuição de uma ferramenta de People Management?

A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de contornar esses problemas. Por meio de uma ferramenta adequada de People Management, é possível superar os desafios com precisão. Uma das opções é a Robbyson, uma plataforma completa que aposta em técnicas avançadas — como ciência de dados, machine learning e gamificação — para facilitar o trabalho das lideranças na gestão de suas equipes.

Liderança no trabalho remoto pode ser um grande desafio para os gestores das empresas. No entanto, os mais preparados conseguem enxergar quais são os seus principais obstáculos e, com planejamento e auxílio das ferramentas tecnológicas, é possível superá-los. Assim, mesmo a distância, o rendimento dos profissionais da sua equipe tende a ser satisfatório.

Agora você já sabe quais são os fatores para ficar atento e otimizar o trabalho de liderança durante o período de home office. Então, que tal descobrir uma ferramenta ideal para o gerenciamento da sua equipe?

Entre em contato conosco, conheça mais sobre a nossa plataforma e potencialize o rendimento e a produtividade dos profissionais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário