Métodos de produtividade: conheça os principais e como funcionam

métodos de produtividade
6 minutos para ler

Qual gestor não quer liderar uma equipe de alta performance e que apresente resultados positivos e consistentes? Apesar de nem todos os profissionais conseguirem fazer isso, as desculpas são cada vez menos aceitáveis. Além de inúmeras ferramentas que podem facilitar e otimizar o dia a dia na sua empresa, você também pode aplicar um dos muitos métodos de produtividade.

Com a transformação digital, muitas tarefas e processos são agilizados, porém, isso não significa que você conseguiu aumentar a produtividade da sua equipe ao máximo. É preciso garantir que os profissionais estejam focados em suas funções, por exemplo. Mas como criar um mecanismo único para lidar com diferentes perfis de colaboradores? Opção é o que não falta!

Do tradicional método Pomodoro até práticas inovadoras como o Zen to Done, as alternativas de métodos de produtividade são as mais variadas para conseguir mais engajamento dos colaboradores em busca de melhores resultados. Que tal descobrir um pouco mais sobre cada uma dessas técnicas e como colocá-las em prática na sua equipe? Continue a leitura e confira!

O que são métodos de produtividade?

Os métodos de produtividade são estratégias utilizadas para potencializar o desempenho de um profissional ao longo do dia de trabalho. Com tantas distrações — como mensagens privadas e redes sociais —, nem sempre é fácil se concentrar na própria função. Algumas técnicas, contudo, podem ser muito úteis para otimizar esse desafio e garantir que os seus objetivos sejam cumpridos.

Afinal, não adianta contar com as melhores ferramentas do mercado e oferecer uma estrutura de trabalho ideal, se, na prática, os colaboradores não estão rendendo o esperado. Com a ajuda dessas técnicas, o processo de autogestão, por exemplo, é potencializado. O propósito é incentivar que cada profissional consiga encontrar uma forma adequada para realizar o seu trabalho.

A boa notícia é que existem diferentes tipos de metodologias que podem ser utilizadas. Assim, cada colaborador pode encontrar o que funciona melhor para ele. Não há uma resposta certa, mas sim as mais variadas opções para conseguir um melhor desempenho.

Quais são os métodos mais utilizados e como funcionam?

métodos de produtividade

Se os métodos de produtividade podem ser tão importantes, que tal descobrir quais são os mais utilizados e como eles funcionam? Veja a nossa lista!

Pomodoro

Essa metodologia é uma das mais simples e, ao mesmo tempo, das mais eficientes. A partir da divisão do seu tempo de trabalho em blocos, é possível encontrar o momento para focar e pequenos intervalos para o descanso. O método funciona assim: 25 minutos 100% concentrado em sua atividade, e outros cinco minutos para relaxar. Após quatro ciclos, faça uma pausa de 15 minutos.

GTD

A sigla GTD representa Get Things Done (que pode ser traduzida como “Faça as coisas acontecerem”). Em um primeiro momento, crie uma lista com tudo o que deve ser feito durante aquele dia de trabalho. Com esse panorama, é hora de colocar a mão na massa e produzir, evitando qualquer preocupação com outras funções, realizando cada uma das tarefas que você determinou.

Zen to Done

Uma versão mais “light” do GTD é o Zen To Done, que busca focar nas atividades que realmente importam para a sua produtividade. O objetivo é definir as três atividades mais importantes a serem realizadas ao longo do dia. Mas não deixe de anotar outros afazeres relevantes. A ideia é priorizar o mais impactante e realizar cada tarefa uma por uma, até limpar a sua agenda.

Kanban

Para quem trabalha com muitos projetos, a metodologia Kanban pode ser a ideal. A partir da divisão entre o que deve ser feito, o que está sendo efetuado e aquilo que já foi concluído, fica mais fácil visualizar quais são as suas responsabilidades. Além disso, pode ser interessante colocar datas e prazos, permitindo que você veja tudo o que deve ser realizado e priorize as ações mais urgentes.

Don’t Break the Chain

Na metodologia Don’t Break the Chain, é preciso ter um calendário na sua estação de trabalho. A ideia é marcar um X com uma caneta vermelha em todos os dias que você cumpriu com as suas metas. O objetivo é se motivar o suficiente para “não quebrar a sequência”. O ideal é definir metas realistas, que possam ser executadas ao longo de um dia, e não projetos imensos.

Quais são os benefícios de investir nesses métodos?

Não importa qual opção você escolheu, ao investir em métodos de produtividade, os benefícios são muitos para o seu negócio. Que tal, então, conhecer os principais deles? Confira!

Mais concentração

Quando os métodos de produtividade são colocados em ação, a sua equipe se torna muito mais focada. O fundamental é garantir que, quando estiverem realizando as suas funções, estejam todos concentrados ao máximo. Além disso, a tendência é que as ações e estratégias adotadas sejam cada vez mais precisas, contribuindo para que os resultados da sua empresa sejam cada vez melhores.

Menos desperdício

Como consequência disso, o desperdício de tempo e de recursos também é menor. Afinal, menos horas de procrastinação vão ser substituídas por períodos de foco e produção. Erros por falta de atenção, por exemplo, são reduzidos, aumentando a precisão do que está sendo feito e o aproveitamento dos recursos e ferramentas disponíveis para a sua equipe.

Maior retenção de talentos

Além disso, empresas e colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos com os seus desempenhos, o que contribui para a felicidade no ambiente de trabalho. Em um mercado tão competitivo, isso pode significar mais facilidade em reter os seus principais talentos. Além disso, problemas como a rotatividade, por exemplo, devem ser diminuídos consideravelmente.

Independentemente do segmento de atuação da sua empresa ou o número de profissionais da sua equipe, encontrar maneiras de aumentar o rendimento é fundamental. Além das ferramentas mais adequadas, é importante utilizar os métodos de produtividade para otimizar esse processo. Como mostramos, as opções são muitas e podem facilmente ser encaixadas no perfil do seu time.

Para ter melhores resultados, porém, também é importante investir na integração e no trabalho em conjunto da sua equipe. Mas você sabe como fazer isso? Então continue em nosso blog e descubra as melhores práticas para promover a colaboração no ambiente de trabalho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário