Você conhece os 6 processos de gestão de pessoas?

processos de gestão de pessoas
8 minutos para ler

Qual seria o elemento mais importante de uma empresa? Bom, a resposta mais adequada para essa pergunta — as pessoas. Afinal de contas, elas fazem parte do capital intelectual do negócio, tendo a responsabilidade de colocar seus conhecimentos em prática e de trazer o diferencial competitivo, que a corporação necessita para se destacar no mercado.

Os processos de gestão de pessoas contribuem significativamente para que as empresas sejam eficazes, conquistando a cooperação dos colaboradores, tanto para atingir seus objetivos individuais quanto os empresariais. Vale destacar que, para que esse nível de reciprocidade seja conquistado entre empresa e profissional, a gestão de pessoas desenvolve 6 relevantes processos. 

Quer conhecer cada um deles e ver como podem ser aplicados no seu empreendimento? Continue acompanhando, pois vamos mostrá-los a você! Boa leitura!

Importância dos processos de gestão de pessoas

Entre as preocupações mais comuns na gestão de pessoas, podemos citar a elaboração e a execução de estratégias focadas na motivação e no bem-estar do funcionário, com o objetivo de alinhar ambições conscientes de carreira às necessidades e aos resultados pretendidos pela empresa.

Tudo isso é fundamental, pois, desse modo, mais do que colaboradores, a empresa vai contar com pessoas realmente engajadas e empenhadas em atingir objetivos e metas individuais e coletivas.

No entanto, por mais que pareça algo simples de ser concretizado, estamos falando de um grande desafio da área. Por essa razão, é essencial contar com processos de gestão de pessoas definidos previamente, uma vez que eles vão contribuir, efetivamente e na prática, para que as ações do setor de RH (Recursos Humanos) sejam assertivas dentro da empresa.

Com os processos de gestão de pessoas, o resultado só pode ser um: atividades realizadas com mais velocidade e precisão, mais produtividade e o atingimento dos objetivos estratégicos do negócio.

Os 6 processos de gestão de pessoas

processos de gestão de pessoas

1. Agregar pessoas

São os processos feitos para inserir novas pessoas na corporação, abrangendo a atração e a seleção de talentos. O preenchimento de uma posição de trabalho exige um cuidado especial de identificação, de atração e de seleção do colaborador mais adequado, conforme as habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao desempenho na função.

2. Aplicar pessoas

É um processo que desenha as tarefas realizadas pelos profissionais na empresa, tendo a função de instruir e de acompanhar o desempenho deles. Além disso, é responsável pelo desenho, análise e descrição de cargos e pela orientação das pessoas e avaliação de sua performance.

Nas atividades ligadas a esse processo, estão também práticas de integração do colaborador para que ele possa se familiarizar com os gestores, com a equipe e com a forma como a empresa atua de maneira geral.

3. Recompensar pessoas

Este processo, por ser um dos principais elementos de incentivo e de motivação, constitui um papel de grande destaque para a gestão de pessoas, uma vez que os colaboradores trabalham sempre buscando certos resultados e expectativas. Assim, ele compreende os programas de benefícios e serviços, remuneração e programas de incentivo ao pessoal.

4. Desenvolver pessoas

Mesmo que haja profissionais altamente qualificados para compor o quadro de funcionários, é muito importante que a empresa determine estratégias de desenvolvimento de pessoas, que visem adaptar o colaborador aos seus processos empresariais, assim como à sua cultura corporativa.

Por essa razão, o quarto processo é voltado a desenvolver e capacitar o grupo de colaboradores, por meio de palestras, cursos, treinamentos e programas que os ajudem a crescer em suas carreiras. Com esse quarto processo, a gestão de pessoas consegue capacitar e aperfeiçoar as ações dos funcionários, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

5. Manter pessoas

Este processo cria as condições psicológicas e ambientais favoráveis ao ótimo desempenho dos colaboradores, assim desperta o interesse deles em permanecerem na corporação por um longo período. Para isso, é preciso incluir relações com a gestão do clima, cultura organizacional, segurança no trabalho, relações sindicais, programas de qualidade de vida, entre outros processos.

6. Monitorar pessoas

Efetuar o acompanhamento e o controle das atividades dos profissionais, analisando sempre seus resultados individuais. É exatamente isso que faz esse sexto e último processo. Ele serve para garantir todos os anteriores, além de proporcionar mais satisfação, a longo prazo, aos funcionários em relação à empresa.

É importante ter em mente que cada um desses processos objetiva manter seus funcionários motivados e satisfeitos para que, assim, possam alcançar os resultados desejados pela empresa.

Como aplicá-los

Implementar tais processos de gestão de pessoas na empresa garante também a excelente gestão dos colaboradores. Dessa forma, é possível contar com profissionais cada vez mais reconhecidos, motivados e satisfeitos, que vão se esforçar sempre no trabalho com o objetivo de contribuir para alcançar o sucesso organizacional. 

Por isso, vamos compartilhar com você as melhores práticas para serem empregadas no dia a dia, a fim de aplicar esses processos com eficiência no negócio. Veja a seguir!

Invista em um planejamento eficiente

O grande segredo é investir em um planejamento eficaz, que ajude empresários e gestores a proporcionarem bem-estar aos funcionários. Assim, é possível mantê-los sempre motivados, capacitar e desenvolver seus talentos e aumentar mais a produtividade para que apresentem diariamente uma performance de excelência. 

Ao fazer um bom planejamento, que considere tais pontos citados, as chances de que exista uma implementação e constante manutenção das ações são muito maiores, além de criar um ambiente extremamente produtivo.

Ouça na essência 

Outra ação relevante para aplicar os processos de forma eficiente é ouvir com atenção a opinião dos funcionários, afinal, eles que lidam rotineiramente com os processos empresariais.

Nesse caso, é fundamental ter os colaboradores como verdadeiros aliados, capazes de contribuir com soluções eficazes para os problemas da empresa, assim como para ajudá-la a seguir sempre no caminho da melhoria. 

Tenha uma comunicação transparente e livre

Um dos grandes gaps enfrentados por diversas empresas está nos processos de comunicação. Isso acontece, pois eles normalmente não são objetivos, claros e transparentes, o que causa muita confusão nos funcionários.

Portanto, é preciso encontrar e aplicar estratégias que estimulem uma comunicação corporativa mais aberta, especialmente entre colaboradores e gestores, assim é possível evitar que fofocas sejam disseminadas e prejudiquem o trabalho diário de modo geral.

Promova um clima empresarial positivo 

Não adianta nada contratar profissionais qualificados e alinhados com os objetivos da corporação, se o clima organizacional não é positivo para o desempenho das tarefas de cada um.

Diante disso, é imprescindível que se promova um clima empresarial bastante agradável, sobretudo na relação entre líderes e liderados. Esses líderes estarão em contato direto com os profissionais e terão a responsabilidade de deixar isso claro. Assim mostram a esses funcionários que os acompanham em tal jornada, em busca do sucesso e da conquista dos resultados satisfatórios que todos almejam.

Dê feedbacks

Algo que deixa profissionais extremamente insatisfeitos é não saber se seu desempenho está conforme o desejado pela empresa. Logo, é importante desenvolver estratégias que tornem o feedback uma prática comum, contribuindo para a avaliação e o desenvolvimento do colaborador.

Bom, é importante mencionar que a gestão de pessoas pode ser otimizada a partir do uso de uma plataforma específica. Reunir todas as informações importantes sobre o que tem sido feito é uma maneira de facilitar muito o monitoramento do trabalho.

Além disso, vale destaca que algumas opções no mercado já fazem uso de tecnologias mais avançadas. A partir da gamificação e do machine learning, por exemplo, passa a ser bem mais fácil estimular e engajar os colaboradores. As ferramentas mais completas acabam facilitando o trabalho do gestor e também dos profissionais, que podem acompanhar sua evolução.

Um bom exemplo é o Robbyson que foi desenvolvido em parceria com a AeC. Estamos falando aqui de uma ferramenta de inteligência de dados para a gestão de negócios e pessoas que usa gamificação para engajar os funcionários e os indicadores como um modo de avaliar e de atuar de maneira assertiva e rápida nos principais gargalos de uma empresa.

Comece a aplicar os 6 processos de gestão de pessoas na sua empresa agora mesmo e, em pouco tempo, vai colher bons frutos de todas essas ações. Assim, alcançará o sucesso almejado no seu negócio!

E aí, o que achou deste texto? Gostou e quer aprender mais com nossos conteúdos? Então aproveite e siga a nossa página no LinkedIn para acompanhar as novidades por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário