Como adaptar treinamento da equipe durante o home office?

treinamento da equipe
6 minutos para ler

Uma das principais responsabilidades de um gestor é instruir e desenvolver os profissionais da empresa, seja com orientações no dia a dia de trabalho, seja com capacitações teóricas e/ou práticas. No método tradicional, isso já é um grande desafio, mas se torna ainda maior com a distância. Sendo assim, como fazer o treinamento da equipe remotamente?

O período de home office exige adaptações de todas as pessoas da empresa, também alguns processos internos precisam ser modificados. A notícia boa é que a tecnologia facilita cada vez mais a redução das barreiras geográficas. O acesso facilitado aos softwares e ferramentas pode assegurar que a sua equipe continue se capacitando mesmo durante o trabalho remoto.

Do planejamento cuidadoso do gestor até a utilização de estratégias de disrupção, as variáveis são muitas para garantir o desenvolvimento da sua equipe. Que tal, então, descobrir exatamente o que deve ser feito? Continue a leitura deste artigo para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto e conseguir um rendimento de alta performance de todos os colaboradores. Confira!

Qual é a importância de capacitar a sua equipe mesmo a distância?

O período de isolamento social pegou muita gente de surpresa. Consequentemente, vários planejamentos tiveram de passar por alterações. O que não pode ser esquecido é a busca pelo contínuo desenvolvimento a partir do treinamento da equipe. Mesmo a distância, o gestor deve continuar se preocupando com a estratégia de capacitação dos profissionais.

Ainda com ferramentas que facilitem o contato entre as partes durante o home office, muitas orientações são perdidas sem o ambiente tradicional de trabalho. Sendo assim, é necessário compensar essa ausência de alguma maneira. Uma das alternativas é investir na manutenção dos treinamentos que já aconteciam ou criar formas de aprendizado.

Além de ser um meio de aumentar o engajamento dos colaboradores, é um modo de valorizá-los. Mesmo a distância, isso é um sinal de que a empresa se preocupa com eles, o que pode contribuir até para o desafio de retenção de talentos. Portanto, não importa o método a ser empregado, o mais importante é que a sua equipe continue se capacitando durante o home office.

Como realizar treinamentos da equipe durante o home office?

O que fazer para continuar com os treinamentos da equipe no home office? Para ajudá-lo em tal desafio, separamos algumas dicas que devem ser consideradas. Confira!

Levantar as novas necessidades da equipe

O primeiro passo é compreender quais são as necessidades da sua equipe. Afinal, o que você sabia durante o trabalho tradicional já não tem a mesma validade. Por tal razão, é preciso buscar o feedback dos profissionais para entender o que eles precisam. Apenas assim é possível oferecer os treinamentos adequados para, de fato, capacitar a sua equipe.

Planejar conteúdos interativos

A relevância dos conteúdos também é fundamental. Mais importante do que isso, porém, é estimular o engajamento dos colaboradores. Um formato em alta são os conteúdos interativos. Perguntas, enquetes, quiz, enfim, materiais que incentivem as respostas dos profissionais.

Fazer curadoria de conteúdos relevantes

Ainda, cabe ao gestor encontrar os conteúdos mais relevantes para o público. Ou seja, fazer uma curadoria do que pode ser importante para solucionar dúvidas ou problemas da equipe. O mais importante é que tudo isso seja baseado nas necessidades dos profissionais.

Usar a gamificação

Durante o período de home office, empregar algumas técnicas para se aproximar ainda mais do público pode ser importante. Uma delas é a gamificação, que contribui para o trabalho colaborativo entre os profissionais. Com uma apresentação lúdica, mais similar à de um jogo que de uma ferramenta de trabalho, ela torna mais fácil conseguir prender a atenção do funcionário.

Realizar uploads de cursos já criados

Já tinha um curso em mente para ser aplicado aos profissionais? Verifique se ele ainda se encaixa no que a sua equipe necessita e, caso a resposta seja positiva, faça o upload em uma plataforma de fácil acesso. Dessa forma, o seu planejamento inicial pode ser reaproveitado de alguma maneira e o trabalho que já foi feito não é desperdiçado.

Criar grupos de estudos

Ao monitorar de perto o desempenho da sua equipe, você pode identificar padrões de comportamento e necessidade entre os profissionais. Assim, outra dica relevante é a criação de grupos de estudos para que os colaboradores com interesses (ou dificuldades) em tópicos semelhantes possam se ajudar em prol de um desempenho melhor.

Quais são os desafios de implementar o EAD?

Um desafio muito frequente para os gestores é a utilização das plataformas. Afinal, o processo de implantação do EAD (Ensino a Distância) pode ser bastante complexo. E como o cenário não permite projetos a longo prazo, é comum ficar com dúvidas em relação ao que pode ser feito para continuar com os treinamentos da sua equipe.

O ideal, portanto, é aproveitar os recursos que a transformação digital oferece. A nossa dica é procurar por uma plataforma completa de People Management. Desse modo, o seu investimento não é direcionado apenas para o treinamento, mas sim para a completa gestão do seu time.

Quais os benefícios que a Robbyson oferece?

A Robbyson, por exemplo, oferece diversas funcionalidades para o gerenciamento da sua equipe, seja ele presencial, seja ele remoto. A partir do uso de dados e estratégias como a gamificação, a plataforma é completa e proporciona soluções para o EAD. Com um processo voltado para o home office, a sua equipe pode ser capacitada por meio da própria ferramenta, de maneira intuitiva e didática.

O treinamento da equipe durante o home office, portanto, deve ser uma prioridade. Com o emprego das ferramentas adequadas, é possível se aproximar ainda mais dos profissionais do seu time e potencializar o desempenho deles. Para o gestor, a melhor solução é contar com uma plataforma que permita disponibilizar não só os treinamentos, mas realizar a gestão completa.

Agora que você já sabe qual é a importância de continuar com o treinamento da equipe durante o home office, que tal encontrar a solução para a sua empresa? Acesse a nossa página e conheça mais sobre como a nossa plataforma pode contribuir para o desenvolvimento do seu time!

Você também pode gostar

Deixe um comentário