Confira as vantagens e desvantagens da gamificação nas empresas

vantagens e desvantagens da gamificação
6 minutos para ler

Gamification é um termo em inglês que diz respeito ao ato de implementar características de jogos em processos organizacionais. A ideia é fazer com que os colaboradores possam aprender e atingir as metas corporativas de forma mais lúdica.

Colocar essa estratégia em prática já é uma necessidade das organizações. De acordo com a consultoria Deloitte, até 2025 os Millenials — geração que cresceu acompanhando o desenvolvimento dos games — corresponderá a 75% da força de trabalho mundial.

Além disso, a geração Z — nascidos após 1995 e totalmente imersos no universo digital — também está chegando ao mercado profissional, e o ambiente dos jogos faz parte da sua realidade. Isso mostra a importância dessa técnica para manter a empresa competitiva.

Mas quais são as vantagens e desvantagens da gamificação? Descubra agora!

Como funciona a técnica de gamificação?

Basicamente, a gamificação é uma técnica que pode ser usada no desenvolvimento de pessoas, na experiência do cliente ou até no ambiente escolar para estimular a aprendizagem. Apesar de estar ganhando destaque agora com o fortalecimento das inovações digitais, esse termo já era praticado em muitas empresas, principalmente no setor de vendas.

Para trazer elementos dos jogos ao ambiente corporativo não é preciso efetuar isso de forma virtualizada. Os rankings de metas, por exemplo, são um modo de gamificar um processo organizacional. É possível fazer de um brainstoming (chuva de ideias) um game, apenas usando lápis e papel.

Quais vantagens e desvantagens da gamificação?

vantagens e desvantagens da gamificação

Você já sabe que a técnica de gamificação não é mais uma tendência, mas uma realidade necessária para que os negócios conversem no mesmo idioma dos novos profissionais e clientes. Mas é preciso clareza para saber até que ponto a gamificação pode trazer ganhos para a empresa e quais as maneiras de usá-la de forma inteligente. Afinal, para fazer um investimento, é fundamental mensurar o seu retorno para o negócio, não é verdade?

Principais vantagens da gamificação

Aumenta a produtividade

Por meio dessa estratégia os seus liderados tendem a ser mais eficientes. Isso é possível quando eles conseguem acompanhar o seu progresso e os seus indicadores de desempenho na medida que fazem as entregas. Quando a sua estratégia contempla a gamificação de treinamentos e as tarefas em grupo, o fluxo dos processos fica mais alinhado e resulta na otimização de tempo de execução, por exemplo.

Estimula a criatividade

O uso de games permite que os colaboradores tenham contato com um ambiente mais lúdico, o que estimula a criatividade. Isso é extremamente positivo para o seu negócio, pois os liderados acabam se tornando protagonistas e mais seguros para tomarem decisões em conformidade com a cultura do negócio — facilitando muito a vida do gestor.

Potencializa o engajamento

60% das empresas adeptas da gamificação apresentam um aumento no engajamento dos seus colaboradores. Isso acontece, porque, por meio do aspecto lúdico dos games é possível criar conexões emocionais, além de melhorar a colaboração entre os membros da equipe.

Fortalece a cultura do negócio

Ao construir conteúdos pautados nos pilares do quadro de valores do seu negócio, você contribui para o fortalecimento da cultura corporativa. O mais interessante é que isso é feito de forma suave, sem autoritarismo ou repetição de algum slogan capaz de causar o efeito contrário ao esperado. Aqui, por meio da prática e da comunicação, o seu colaborador absorve as expectativas da organização.

Desenvolve habilidades específicas

Uma das missões de todo gestor é desenvolver os seus liderados. Ao fazer a análise de perfil de cada um dos seus colaboradores, é possível elaborar uma proposta de gamificação capaz de trabalhar as habilidades que precisam ser potencializadas. Afinal, todos nós temos mais facilidade para lidar com um determinado assunto ou processo, e precisamos melhorar as características que temos dificuldade.

Torna a comunicação mais fluida

A gamificação dos processos atua de forma positiva na comunicação. Ela estimula a socialização entre os seus colaboradores em prol de um objetivo comum, faz o padrão dos procedimentos ficar sempre alinhado e também facilita a comunicação ao concentrar dados em um só lugar, se um software for usado, por exemplo.

Disponibiliza feedback instantâneo

Dependendo da dinâmica aplicada, principalmente se for em um contexto digital e em etapas, é possível disponibilizar um feedback imediato para o seu colaborador. Nessa vantagem, o mais interessante é que o erro é visto como uma oportunidade de melhorar, e o liderado tem um diagnóstico instantâneo de como fazer isso.

Melhora no processo de aprendizagem

A gamificação é uma técnica de aprendizagem capaz de possibilitar ao aluno sair da posição de ouvinte para se tornar um executor. É por meio da prática que o conhecimento é absorvido de forma mais fácil e natural.

Principais desvantagens da gamificação

Na verdade, não existe uma desvantagem real da gamificação, mas sim da forma como ela pode ser aplicada. É essencial ao gestor perceber que a gamificação é um modo de incentivar o aprendizado e que nem todo profissional responde da mesma maneira a esse estímulo. Por isso, não deve ser mandatória, ou seja, não pode ser a única técnica empregada na sua operação.

Outro ponto que demanda cautela é em relação à perda de objetivo do jogo: os colaboradores precisam ter bem claro o propósito do game. Além disso, um orçamento não previsto no desenvolvimento estratégico de pessoas pode ser um impasse na proposta de implementação da gamificação.

Qual é a importância dela para o seu negócio?

Você pôde perceber que a gamificação tem muitos benefícios para o desempenho do negócio, não é verdade? Assim, essa técnica é importante se você quer manter a sua marca competitiva no mercado, atraindo e retendo os melhores profissionais, além de, inclusive, proporcionar uma experiência diferenciada para os seus consumidores. A gamificação é fundamental para as novas gerações presentes no seu headcount (quadro de pessoal).

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens da gamificação, deve estar se perguntando como é possível aplicá-la no seu negócio. Conquiste alta performance aplicando a gamificação com as seguintes dicas:

Já está pronto para impressionar nos resultados usando a gamificação? Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais e mostre que a busca por inovação faz parte do DNA do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário